Aumentam os católicos no mundo. Diminui o número de sacerdotes | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Aumentam os católicos no mundo. Diminui o número de sacerdotes

Publicado o Anuário Pontifício 2019 e o Annnuarium statisticum ecclesiae: índices positivos de crescimento para os católicos em 2017 em relação ao ano anterior. Sacerdotes e candidatos ao sacerdócio diminuem. Em aumento bispos, diáconos, missionários leigos e catequistas.

Debora Donnini, Silvonei José – Cidade do Vaticano

Em 2017, os católicos batizados eram 1 bilhão e 313 milhões, ou seja, 17,7% da população mundial, composta por sete bilhões e 408 milhões de pessoas. No relatório entre 2016 e 2017, índices positivos de crescimento dos católicos caracterizam todas as regiões: em comparação ao dado global de 1,1%, os índices de variação da África e da Ásia atingem respectivamente +2,5% e + 1,5%, na América + 0,96%, portanto, a taxa é inferior à mundial, enquanto a Europa é o único continente que não têm quase nenhuma variação, quase nula, a 0,1 %. Esta é a fotografia tirada pelo Annuarium statisticum Ecclesiae 2017, cuja redação foi realizada pelo Escritório Central de Estatística da Igreja, como também o Anuário Pontifício 2019. Ambos, publicados pela Tipografia Vaticana, estão sendo distribuídos nestes dias nas livrarias, refere um comunicado da Sala de imprensa da Santa Sé. Dos dados do Annuarium Statisticum, que se referem precisamente ao ano de 2017, emerge que um bilhão e 313 milhões de católicos estão distribuídos por continente: 48,5% na América, 21,8% na Europa, 17,8% na África, 11,1% na Ásia e 0,8% na Oceania.

Na América do Sul há uma maior presença de católicos

“A leitura dos dados por continente do número relativo de católicos em relação à população destaca em 2017” um índice semelhante ao ano anterior, e como a presença dos católicos seja diferenciada nas várias áreas geográficas: de 63,8% presentes na população americana a 39,7% na Europa, 19,2% na África, até 3,3% na Ásia. Deve-se sublinhar as diferenças no continente americano: se na América do Norte o percentual de católicos é de 24,7%, no centro do continente e Antilhas é de 84,6%, e ainda maior na América do Sul com 86,6% %.

Ouça a reportagem

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Monsenhor Evaldo dos Santos, CM é ordenado bispo na Catedral de Fortaleza

Chegada da Imagem peregrina de Nazaré em Fortaleza

pascomfortaleza

Encontro da Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Sagrada família

Na Páscoa, o céu desce à terra

liturgia

Exageros de criatividade na Liturgia


Arquidiocese de Fortaleza
QR Code Business Card