São Domingos Sávio | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

São Domingos Sávio

Brendan Coleman Mc Donald
Brendan Coleman Mc Donald

Na Paróquia de Santo Antonio de Pádua, no Planalto do Pici, onde tenho a honra e o prazer de servir o Povo de Deus, há uma capela dedicada ao São Domingos Sávio, e consequentemente há grande devoção ao este jovem santo. Ele nasceu no dia 2 abrill de 1842 em San Giovanni di Riva, perto de Chieri na província de Turim, Itália. No dia 9 de março celebramos a festa de São Domingos Sávio. Seus pais, modestos camponeses, mas profundamente cristãs, o deu uma educação aprimorada. Entrou no Oratório de Dom Bosco aos 12 anos de idade. O grande apóstolo da juventude do século passado, São João Bosco, tinha havia pouco, iniciado uma grande obra de recolher jovens, orientando-os nos estudos para uma profissão com uma educação cristã. Ele sempre teve uma grande paixão pelos jovens, sobretudo os pobres e abandonados. Domingos Sávio foi um dos primeiros alunos de Dom Bosco e com ele assimilou a espiritualidade salesiana.

Domingos Sávio ficou conhecido pela constante e série aplicação nos estudos, amigo admirado por todos os seus colegas, bom nos esportes e sempre alegre, um jovem que gostava de cantar. Ele deu aos seus companheiros o exemplo de uma vida limpa e transparente, tanto  em sua piedade sincera a Jesus, seu supremo ideal e mestre, como Maria, sua Mãe santíssima. Dom Bosco ensinou-lhe o programa salesiano: “Combater as próprias paixões, cumprir o próprio dever e trabalhar para a salvação das almas, especialmente entre os próprios companheiros e no ambiente em que vive e amor intensíssimo à Eucaristia”. Tão bem aprendeu a lição de Dom Bosco pôde dizer dele: “Sávio levava mais almas ao confessionário com suas brincadeiras que os pregadores com seus sermões”! Perto do fim de seu curso de ensino fundamental ficou gravemente doente e foi obrigado a voltar para casa se seus pais numa tentativa de recuperar sua saúde. Dom Bosco e seus colegas ficaram profundamente tristes com sua saída e o próprio Domingos Sávio mais triste ainda.

Entretanto, a frágil saúde de Domingos piorou e foi diagnosticado como tendo tuberculose e logo começou a sangrar e isso apressou sua morte. Ele recebeu os últimos sacramentos e pediu ao padre para ler a oração para pessoas morrendo. Apesar dos esforços dos seus familiares e dos médicos ele veio a falecer aos quinze anos, no dia nove de março de 1857. O próprio São João Bosco escreveu a biografia de Domingos Sávio. Nessa obra ele propôs Domingos como modelo de santidade para a juventude. Domingos foi beatificado em 5 de março de 1950 e canonizado em 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio Xll e celebramos com muita alegria sua festa no dia 9 de março.  Quero aproveitar o ensejo para parabenizar a Comunidade de São Domingos Sávio na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Planalto de Pici, Fortaleza, pela festa de seu padroeiro.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festa de São João Batista em Aruaru – Morada Nova – Ceará

Proteja-se contra o Sarampo. Vacine-se!

Mês Missionário Extraordinário na Arquidiocese de Fortaleza

Caminho Neocatecumenal celebra os 25 anos de Ministério Sacerdotal do Padre José Valter Guerra

O Sínodo nasce da Igreja


QR Code Business Card