
Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo de Vitória, dom Luiz Manchilha Vilela. “Temos uma grande notícia para dar: Jesus Cristo está vivo”, disse. Sobre o tema central, o arcebispo lembrou que há uma crise de ética. “Que sejamos bons comunicadores, éticos, para termos um Brasil melhor”, desejou.
O tema central do encontro foi abordado na palestra de abertura pelo doutor em comunicação, padre Gildásio Mendes. Para o sacerdote, os problemas ocasionados pelo crescente uso da tecnologia não nascem exatamente neste uso, mas sim nas famílias, na sociedade. “Se a pessoa demonstra pouca educação na internet, é porque tem pouca educação na sua casa, em sua vida real. Se é violenta no ambiente digital, é porque assim o é na vida real. A tecnologia é consequência, não a causa”, explicou. Padre Gildásio falou do papa Francisco como um exemplo de amor ético comunicativo, por meio de suas atitudes e mensagens simples e simbólicas, “cheias de amor”.
Programação
Nesta edição, um dos destaques da programação é a presença do escritor, repórter e apresentador, Caco Barcellos. Na sexta-feira, 17, ele falará aos participantes sobre “A espetacularização da notícia”.
Entre os palestrantes também estão o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin; o jornalista Elson Faxina e o padre Joãozinho.
O Muticom é um projeto da Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado a cada dois anos, a fim de proporcionar a troca de experiências e promover o conhecimento e ideias no campo da comunicação.
Comitiva alemã
Durante visita ao Brasil, integrantes da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã, a Adveniat, também participarão do encontro. O presidente da Adveniat, dom Gebhard Fürst, tratará do tema “Internet e Redes Sociais”.
Segundo o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória (IFTAV), o grupo vem ao Brasil conhecer a realidade dos veículos de comunicação voltados à evangelização no país, assim como as redes de rádio e TV.
Feira de Comunicação
Outra atração do 9º Muticom é a Feira da Comunicação, atividade complementar ao debate proposto no encontro. O objetivo da feira é congregar as pessoas, o conhecimento e a troca de experiência entre os participantes e os expositores que, segundo a integrante da Comissão de Organização, Liandra Zanette, “possuem perfil bem variados”. Na feira, que funciona todos os dias do encontro, no mesmo horário das atividades, é possível encontrar artesanatos locais e lembranças capixabas.
Com informações do Muticom e fotografias da arquidiocese de Vitória – Fonte: CNBB