Testemunho: implantação da Pastoral da Sobriedade em nossa paróquia de Nossa Senhora de Salette

Gostaria de partilhar a grande obra que Deus está fazendo desde a implantação da Pastoral da Sobriedade em nossa paróquia de Nossa Senhora de Salette, na Bela Vista.

Desde a nossa chegada em 2008, percebemos, pelo levantamento do marco situacional em preparação à elaboração do Plano Pastoral, que o desafio maléfico das drogas em suas mais variadas expressões era uma realidade sempre presente e destruidora! Sempre tive um especial interesse por toda a vida pastoral de nossa Igreja, principalmente por aquela que denominamos de “pastoral de fronteira”, ou seja, sem desmerecer as demais pastorais, estas são as que quase ninguém se habilita em atuar de primeira mão. Tais pastorais (sociais) não empolgam nem tampouco nos apaixonam como um primeiro amor, todavia são muito importantes e necessárias como todos sabemos.

Quando o nosso bom Deus e Senhor permitiu, enviamos agentes de pastoral para a devida capacitação e eu também me coloquei neste processo de “conversão” para um programa de vida nova, pois assim considero a etapa de capacitação da Pastoral da Sobriedade: um caminho processual da nossa transformação para esta vida nova e plena, a qual o Senhor Jesus nos oferece.

Pois bem. Passados estes dias chegamos ao nosso CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) para, então, iniciarmos os primeiros planejamentos da festa de nossa padroeira – Senhora de Salette, onde então, após uma breve reflexão, apresentei a necessidade de marcarmos estes festejos em pleno ano jubilar (no próximo ano estaremos fazendo 60 anos de evangelização) com um significativo e, por que não dizer, ousado sinal da força de Cristo.

Qual seria então? Que grande atração teria a nossa festa de 2011? Como estes festejos poderão estar sempre no coração das pessoas de nossa paróquia? Bem, coube a nós e ao Espírito Santo, juntamente com todas as forças vivas de nossa paróquia de Salette, decidirmos que a partir desse ano em nossa festa não teremos mais a venda nem o consumo de bebidas alcoólicas dentro do espaço social da igreja!

Tomamos esta decisão, pois não poderíamos fazer diferente uma vez que o Senhor, que nos ama, nos mostrou o caminho de uma vida nova por meio do programa da Pastoral da Sobriedade e nos pede que “brilhem as nossas ações diante dos homens para que vendo as nossas boas obras louvem o Pai que está nos céus”! (Mt 5,16). O nosso testemunho não poderia ser diferente nem contrário ao que foi estabelecido por Jesus em acolher a todos e foi esse o nosso desejo também convidar a todos para festejar conosco.

É interessante como Deus age na história humana, pois em nenhum momento foi cogitada alguma preocupação com a parte social ou mesmo financeira da festa – “os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas” (Mt 6,32) e isto me alegrou profundamente, pois demonstrou que a nossa maior preocupação, os nossos maiores e melhores esforços estarão à disposição do anúncio do Reino e da evangelização que devem ser buscados em primeiro lugar (Mt 6,33).

Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Salette

Uma resposta

1. Ao Padre FERNANDO e a Todos que fazem a Paróquia de NOSSA SENHORA DA SALLETE, nossa gratidão por abraçar com amorosa generosidade, a missão apostólica na Comunidade do Bairro BELA VISTA. – Todos sob o olhar de MARIA com sua maternal proteção, pelo bem da Igreja e da Humanidade. – Nosso fraterno abraço em CRISTO, Geralda Feitosa e família – Fortaleza-CE