Terceiro dia da 49ª Assembleia Geral da CNBB

O nosso episcopado está mais bonito confidenciou D. José Maria Pires aos bispos negros no início da celebração desta manhã. Aos poucos eles vão dando um novo colorido…. já não são poucos….

Uma nova Semana Social Brasileira foi aprovada pela Assembleia que terá como temática a democratização do Estado. No atual momento em que vive a democracia brasileira, será importante uma nova Semana Social para desencadear reflexões e ações, suscitando a participação do povo no processo de democratização do Estado brasileiro em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Resultado do compromisso evangélico da Igreja Católica no Brasil que já antes do Concílio Vaticano II se engajava na luta pelo resgate da dignidade. O Movimento de Educação de Base (MEB) está completando 50 anos. Com um vídeo foi possível perceber um belo trabalho da Igreja junto aos mais pobres!

Dom Erwin Kräutler presidente do CIMI fez aos bispos um comunicado sobre a causa Indígena no Brasil. Ao defendermos a causa indígena contribuiremos também com a defesa de nossa terra afirmou Dom Erwin.

A pauta ainda contou do comunicado sobre o Colégio Pio Brasileiro, sobre o Seminário de Comunicação para os bispos, sobre o II Fórum de Cultura em Fortaleza, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, apresentação do livro Dom Luciano, Dom de Deus. Você achou pouco? Teve também assuntos de liturgia com votação, os Bispos Eméritos e sua participação na CNBB e as atribuições e número de bispos para as 12 Comissões Episcopais Pastorais .

Um dia cheio. Assumido com muito empenho por todos. Vamos dormir deixando ressoar em nossos corações de pastores a fala de D. Erwin sobre a Causa Indígena no Brasil e rezando o texto de Jeremias 31,7 usado na introdução de sua fala: Salva, Senhor, o teu povo.