Em 2025, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) convida todas as igrejas, comunidades de fé e pessoas comprometidas com o ecumenismo a se unirem sob o lema “Crês nisso?”, em referência à pergunta de Jesus a Marta, em João 11,26. A iniciativa deste ano tem um significado ainda mais especial: celebra os 1700 anos do Concílio de Niceia (325 d.C.), marco histórico da unidade eclesial e da formulação da primeira confissão de fé comum entre cristãos.
Organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), a SOUC 2025 tem como proposta fortalecer os laços entre as diferentes tradições cristãs e reafirmar que, em meio à diversidade de expressões, a busca pela unidade continua sendo um testemunho essencial do Evangelho.
“Afirmamos que, em um país plural e com expressões de fé vibrantes, o movimento ecumênico cumpre com seu mandato missionário de afirmar a diversidade como expressão maior da graça de Deus”, declara a organização.
Roda de conversa
Como preparação para este momento especial, o CONIC convida para uma roda de conversa virtual no dia 12 de maio de 2025, às 19h30, com o objetivo de mobilizar e refletir sobre os caminhos da unidade cristã no contexto atual.
Clique (aqui) para entrar na reunião.
Recursos para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2025
O Caderno de Celebrações da SOUC 2025 já está disponível para download contendo subsídios litúrgicos, sugestões de celebrações, reflexões bíblicas e orientações para a vivência comunitária da Semana de Oração. O subsídio foi preparado e publicado em conjunto com o Dicastéro para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.
Clique (aqui) e acesse.
O Cartaz
A arte que ilustra todas as comunicações visuais da SOUC deste ano foi criada por Gabriel Zinani, jovem designer gráfico que se destacou pela sensibilidade e profundidade de sua proposta artística.
“Fiquei sabendo do CONIC e do concurso artístico por meio do professor Manoel Zampieri, Instrutor de Aprendizagem do Centro de Formação Profissional Murialdo, que frequenta a Comunidade Anglicana de Caxias do Sul. Achei a proposta do CONIC muito interessante e decidi participar para expressar minha visão artística sobre a fé e como ela se manifesta em nossa vida, guiando-nos com luz e sabedoria, sem ignorar os desafios humanos e sociais que enfrentamos no mundo atual.“, disse Gabriel.
Confira, abaixo, a explicação do cartaz:
Posicionamento de Jesus: Jesus não está à frente dos demais, mas ao lado, demonstrando amor, humildade e zelo por todos que o procuram. Seu manto sobre o ombro remete aos lençóis palestinos, tradicionalmente usados por homens árabes para cobrir a cabeça.
Símbolos de unidade: para representar a união entre o mundo ocidental e oriental, desenhei duas pessoas de mãos dadas — uma mulher com um véu floral e um homem trajando vestimentas típicas do Ocidente — formando um coração de luz com os dedos entrelaçados.
O caminho e a luz: o trajeto que percorrem transmite a ideia de luz e direção, com Jesus ao lado deles segurando um lampião aceso, reforçando que Ele é a Luz a ser seguida.
A pomba da paz: acima deles, uma pomba branca carrega uma cruz bizantina, representando a paz e a união entre Oriente e Ocidente.
Escolha das cores: a paleta de cores e o estilo de pintura foram inspirados na obra “A Noite Estrelada” de Vincent Van Gogh, trazendo uma sensação de conforto, acolhimento e esperança. Para as roupas, escolhi tons claros e florais para simbolizar o Oriente, enquanto o Ocidente é representado por cores neutras e sóbrias.
Com informações do CONIC