
Santa Fosca e Santa Maura
Santa Fosca era uma jovem de quinze anos que, junto com sua ama de leite, Santa Maura, sofreu o martírio durante a perseguição dos imperadores Décio e Diocleciano. As duas foram batizadas pelo monge Ermolau. Quando o pai de Santa Fosca descobriu que a filha se tornara cristã, denunciou as duas. Elas se apresentaram espontaneamente ao juiz, que as condenou à decapitação. Depois, os corpos das duas foram lançados ao mar, mas reapareceram em outra praia e foram sepultados. Santa Fosca e Santa Maura sofreram o martírio no ano de 250.
São Benigno de Todi
São Benigno de Todi também foi mártir. Era presbítero dessa cidade italiana e muito conhecido por sua caridade e retidão de caráter. Considerado responsável pela propagação do Cristianismo, foi preso, torturado — o que suportou com coragem e serenidade — e, por fim, decapitado. São Benigno sofreu o martírio no ano de 303.
Santo Ágabo
Santo Ágabo aparece de forma breve no livro dos Atos dos Apóstolos como o profeta que previu a prisão de São Paulo em Jerusalém. Santo Ágabo faleceu ainda no século I da nossa era.
Santa Hermenegilda
Santa Hermenegilda era filha de Santa Sexburga e casada com o rei da Mércia, reino fundado pelos anglos na segunda metade do século VII. Ao ficar viúva, Santa Hermenegilda foi morar com a mãe no convento alemão de Munique, onde foi eleita abadessa. Santa Hermenegilda faleceu no ano de 700.
São Paulo Lộc
São Paulo Lộc foi um padre mártir vietnamita. São Paulo Lộc viveu de 1831 a 1859.
São Polieuto
São Polieuto era oficial das tropas romanas no governo do imperador Valeriano. São Polieuto sofreu o martírio na cidade de Mitilene, na Armênia, no ano de 259.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.