Santos do Dia (04/02): Santo André Corsini, São Fileias, Santa Joana de Valois, São Gilberto de Sempringham e outros

Santo André Corsini

Santo André Corsini era um jovem proveniente de uma família rica e passava seu tempo em frivolidades. Aos dezesseis anos, resolveu mudar de vida e entrou no Carmelo da cidade italiana de Florença. Terminou seus estudos teológicos em Paris e voltou à sua cidade como prior do convento. Depois, assumiu a função de bispo, revelando-se como um verdadeiro pai dos pobres. Santo André Corsini, apesar da alta função que exercia, dedicava-se à oração assídua e a severas penitências. Santo André Corsini viveu de 1302 a 1373.

São Fileias

São Fileias era bispo na cidade de Têmuis, no Egito, e sofreu o martírio junto com São Filoromo. Os dois foram decapitados no ano de 307.

Santa Joana de Valois

Santa Joana de Valois (lê-se “valuá”) era princesa, filha do rei Luís XI. O casamento de Santa Joana com o rei Luís XII foi considerado nulo, o que lhe permitiu fundar a Ordem das Religiosas da Anunciação. Santa Joana de Valois viveu de 1461 a 1504.

São Gilberto de Sempringham

São Gilberto de Sempringham (lê-se “sêmprin-rã”) foi um monge de observância beneditina que fundou a única ordem religiosa da Inglaterra: a Ordem dos Gilbertinos, suprimida pelo rei Henrique VIII em 1538, por ocasião da fundação da Igreja Anglicana. São Gilberto de Sempringham viveu de 1083 a 1189, ou seja, viveu quase cento e seis anos.

São João de Brito

São João de Brito foi um missionário jesuíta português, cuja missão se desenvolveu no Extremo Oriente. Antes de chegar à Índia, São João de Brito esteve algum tempo no Brasil. Na cidade de Oriur, na Índia, São João de Brito sofreu o martírio. São João de Brito viveu de 1647 a 1693.

São José de Leonissa

São José de Leonissa foi um missionário capuchinho na Turquia, onde sofreu prisão e torturas. São José de Leonissa viveu de 1556 a 1612.

Beato Rabano Mauro

O Beato Rabano Mauro foi um sábio beneditino, bispo na cidade alemã de Mainz (lê-se “máints”), conhecida em português como Mogúncia. Ele ficou conhecido como um hábil escritor, famoso por suas obras teológicas, além de suas obras de caridade. O Beato Rabano Mauro viveu de 776 a 856.

Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais