Santo Afonso de Ligório

Padre Geovane Saraiva*

A Paróquia de Santo Afonso, neste ano de 2018, festeja seu padroeiro, de 27 de julho a 5 de agosto, associando-se à Igreja do Brasil, no Ano do Laicato. Como cristãos leigos, sonhamos com uma “Igreja em saída”, a serviço do reino de Deus, desafiando-nos a viver o seguinte lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

A vida exemplar de Santo Afonso, nosso querido padroeiro, continua sendo o dom do amor maior para os seguidores de Jesus de Nazaré, Evangelho vivo, no alimento incomparável da Eucaristia, amor este que sobressai e fica muito acima dos demais. É a lei do amor instaurada pelo Filho de Deus a qual deve ser amplamente cravada na face da terra, difundida por essa grande figura humana, guardando-a como algo concreto em sua vida. Por isso somos convocados a vivê-la pelos seus festejos.

A ternura e a bondade de Deus proclamadas no Ano Mariano continuam entre nós no Ano do Laicato. Sejamos conscientes e convencidos da nossa disposição, amando sempre mais a Igreja, pois nela somos chamados a construir a história humana, segundo a vontade de Deus.

Como é maravilhoso nos voltarmos a Deus, a partir de Afonso Maria de Ligório! Que possamos ver o nosso mundo, fixando no coração sua mensagem sincera e persistente no absoluto de Deus, segundo ele, “enlouquecido de amor”, na pobre criança da estribaria, exposta à sujeira, ao vento e ao frio (cf. “Tu Scendi Dalle Stelle”).

Convençamo-nos, pois, de que o projeto de Deus é possível, a partir de Santo Afonso Maria de Ligório, ao colocar para si a utopia do reino, dom maior de todo cristão, na alegoria bíblica da insuperável cidade, que dispensa iluminação e claridade, uma vez que ela tem um único e verdadeiro farol: a glória de Deus, o Cordeiro de Deus (cf. Ap 21, 23).

Na nossa Festa de Santo Afonso de 2018, voltemo-nos também para o exemplo de vida cristã de Santo Afonso Maria de Ligório, nosso querido padroeiro, homem de profunda fé, missionário por excelência, enviado a evangelizar os pobres, sendo um fiel devoto de Maria Santíssima. Amém!

*Padre, Jornalista, Colunista e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE. Da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza [email protected]