Paróquia Nossa Senhora das Graças, Ideal, Aracoiaba

Decreto de Criação

Decreto nº 138

Criação da Paróquia de N.S. das Graças de Ideal

Os limites de Nova Paróquia serão os seguintes:

– Com a Paróquia de Aracoiaba – Começa no riacho do Susto, no ponto em que atravessa a estrada carroçavel que vai para Vazantes: – segue em linha reta para a fóz do riacho desafio no rio Aracoiaba; sobe por este rio, até a fóz do riacho Salgado; prossegue em linha reta para a foz do riacho Carnaúbas no rio do Padre; desce por este rio – até a sua foz no rio Choró; e sobe por este rio, até o ponto em que encontram as estradas:Vazantes – Passagem Funda e Aracoiaba – Passagem Funda, daí por uma reta até o serrote Branco.

– Com a paróquia de Capistrano – Partindo do Serrote Branco, segue pelo divisor de águas, entre os rios Choró e Pirangi; até as nascentes do riacho Humaité; desce por este riacho, até o rio Pirangi.

– Com a paróquia de Quixadá – Da foz do riacho Humaitá no rio Pirangi, segue pelo rio abaixo até encontrar com a foz do riacho Feijão.

– Com a Paróquia de Acarape – segue a linha do antigo limites em as Paróquias de Acarape e Aracoiaba.

– Com a Paróquia de Pitombeiras – Partindo do rio Pirangi do ponto em o encontra o travessão oficial, a linha de limites segue pelo travessão rumo ao N. E. deixando com a paróquia de Pitombeiras o açude S. Francisco, a Lagôa do Serrote, o Açudinho, a Lagôa do riacho até encontrar na estrada da serragem a localidade Deserto.

– Com a Paróquia de Redenção – A linha de limites e a crista da serra de Itapaí; de maneira que as águas do Sul e do Nascente ficam pertencendo a nova paróquia do Ideal.

Dado e passado nesta cidade de Fortaleza, sob nosso sinal e selo de Nossas Armas a 5 de novembro de 1960

+ Antonio – Arcebispo de Fortaleza
Mons. André V. Camurça – Sec. do Arcebispado