Paróquia São Gerardo Majella, São Gerardo | Arquidiocese de Fortaleza
Regiões

Paróquia São Gerardo Majella, São Gerardo

Endereço:Av. Bezerra de Menezes,  1256
Bairro:São Gerardo
CEP:60325-001
Cidade:Fortaleza-CE
Fixo:(85) 3051-2309
Celular: 
WhatsApp: 
Email:[email protected]
[email protected]
Site:www.paroquiasaogerardo.org.br
Facebook:Facebook
Youtube: 
Instagram: 

Horário de Missa na Matriz

Domingo: 8h | 17h | 19h
Segunda: 17h30min
Terça: 17h30min
Quarta: 17h30min
Quinta: 17h30min
Sexta: 17h30min
Sábado:18h 

Horário de Atendimento na Secretaria

Domingo: 
Segunda: 
Terça: 8h às 11h | 14h às 18h
Quarta:  8h às 11h | 14h às 18h
Quinta:  8h às 11h | 14h às 18h
Sexta:  8h às 11h | 14h às 18h
Sábado:  8h às 11h

Administração Paroquial

Pároco:Pe. Edmilson Mendes Menezes
Colaboradores:Pe. José Willame Sales Pereira
Pe. Zacarias Virgílio de Araújo Filho
Diáconos: 
Secretárias(os):Maria Helena Mendes Oliveira
Francisca Maria Torres

Dia 13 de cada mês

Missa às 17h30min

Dia 1º de cada mês – Missa em honra a santa Teresinha do Menino Jesus

Missa às 19h

Terço dos Homens

Terça-feira às 19h30min

Encontro de Formação

1ª quinta-feira de cada mês – 19h no auditório da Paróquia

Adoração ao Santíssimo Sacramento

1ª sexta-feira às 16h

Toda quinta-feira na capela às 16h

Confissões

Terça e quinta-feira de 16h às 17h

Histórico da Paróquia: (10/06/1934)

(ANEXO)

S. Francisco (Curato)

Paróquia I

O Curato São Francisco de Assis, limita-se com a paróquia do Patrocínio pela rua pe. Mororó, do mar até o cemitério tomando a direção de lestes para oeste pelo trilho da via-férrea de Baturité até encontrar a Avenida Tomaz Pompeu, seguindo a direção do sul até encontrar o calçamento de pedra do açude João Lopes na esquina do Azilo do Bom Pastor; continua pela antiga estrada de Soure até encontrar o rio Maranguapinho, seguindo o curso deste rio, até encontrar a Av. Pe. Anchiêta; toma a direção norte e ao encontrar a estrada do Urubú segue na direção do poente até encontrar o travessão que limita as terras do Coronel Antonio Joaquim de Carvalho.
Desse encontro segue pelo mesmo para o sul até a casa de Raimundo Nonato, aonde segue uma linha obliqua para limitar-se com a paróquia de Soure ao poente do alto da Margarida.
S. Gerardo
Paróquia

Limites da Freguesia de Gerardo Alagadiço: Ao norte pela Avenida 5 de julho, desde a estrada de ferro de Baturité a de Soure, e daí por uma reta de ferro de Baturité até a entrada de Pajuçara, e daí na direção do poente até os fundos da terra do Bessa e na direção do sul até a estrada que vem do Façanha. Ao sul da estrada do Façanha rumo em linha em direção do poente até encontrar a estrada de Soure.
Ao poente deste ultimo ponto em direção do norte até o mar.
Portaria de D. Manoel – 19-6-1934.
MODIFICAÇÃO
Decreto nº 84

(Modificação de limites da paróquia de S. Gerardo)

Valendo-nos dos poderes que nos são outorgados pelo Código do Direito Canonico (cc. 1427 e 1428), tendo obtido parecer favorável do Conselho Arquidiocesano e tendo sido consultados os Párocos interessados.
Havemos por bem modificar como de fato modificamos pelo presente Decreto – os limites entre as paróquias de S. Gerardo e de Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Salette.
Doravante serão as seguintes as confrontações da Paróquia de S. Gerardo com as supras citadas paróquias:
Do ponto da Estrada de Ferro de Baturité em que se origina a rua General Bernardo de Figueredo, a linha de limites segue por essa rua em direção ao ocidente até a interseção com a Avenida Gonçalves Dias, por esta Avenida rumo ao sudoeste até encontrar a rua General Vicente Piragibe; por esta rumo ao norte até a rua General Bernardo de Figueredo, por esta rumo ao poente e por seu prolongamento até a Lagoa de Pajuçara, daí por uma reta até o limite setentrional do terreno da Base Aérea; daí, continuando êsse limite até encontrar a linha divisória da Paróquia Jesus, Maria, José – linha que á o prolongamento do Travessão da Cachoeirinha, o qual corta a Rodovia Fortaleza-Sobral entre a Escola de Agronomia e o Grupamento – Escola da Polícia, por essa linha do Travessão, rumo ao norte até encontrar a rua Sargento Hermínio Aurélio.
O presente Decreto entrará em vigor a 15 de feverero do presente ano de 1952.
Dado e passado nessa cidade de Fortaleza, sob nosso sinal e sêlo de Nossas Armas, aos 2 de junho, digo, de janeiro de 1952
aa) + Antônio – Arcebispo de Fortaleza
Pe. André V. Camurça – Sec. do Arcebispo

Outros

A primeira capela dedicada a São Gerardo nasceu da iniciativa de um grupo de catequistas que obtiveram a doação de um terreno localizado na Av. Bezerra de Menezes, por parte do casal Gaudioso e Donatila de Carvalho, aos 21 de julho de 1924.

A partir daí passaram a trabalhar para arrecadar recursos para a construção da capela, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 25 de agosto do mesmo ano. Em 18 de outubro de 1925 foi feita a benção da capela, exercendo as funções de capelão o Revmo. Pe. Dr. Misael da Silva Gomes.

No dia 19 de julho de 1934, a pequena capela, reformada e ampliada, foi elevada a dignidade de Paróquia de São Gerardo Magela pelo Arcebispo Dom Manoel Gomes da Silva. O primeiro pároco, Pe.

Expedito Eduardo de Oliveira, anos depois sagrado bispo, somente assumiu no dia 02 de setembro de 1934. Desde sua criação até hoje, a Paróquia de São Gerardo teve os seguintes párocos:

  • 02/09/1934……….Pe. Expedito Eduardo de Oliveira
  • 13/02/1944……….Pe. Aloisio Ferreira Lima
  • 10/02/1949……….Pe. José Afonso Ponte
  • 28/08/1960……….Mons. Mauro Braga Herbster
  • 05/04/1969……….Monsenhor Abelardo Ferreira Lima
  • 09/03/1991……….Pe. Gerardo Aguiar Nogueira
  • 25/10/1993……….Mons. Oscar Peixoto Filho
  • 12/12/2006……….Pe. Everton Mendes

O trabalho pastoral de evangelização é desenvolvido de forma descentralizada, por meio de 06 comunidades, coordenada por uma equipe de leigos, sob a orientação do pároco. Este, por sua vez, conta com a colaboração e apoio do Conselho Paroquial Pastoral e do Conselho Econômico, além dos movimentos e serviços. (fonte: site da Paróquia)