No Brasil, os pálios serão impostos por dom Giovanni D’Aniello

No Brasil, o núncio apostólico dom Giovanni D’Aniello imporá os pálios nos arcebispos dom Roque Paloschi, de Porto Velho (RO); dom Zanoni Demettino Castro, de Feira de Santana (BA); dom Rodolfo Luís Weber, de Passo Fundo (RS); e dom Darci José Nicioli, de Diamantina (MG). Os outros 21 arcebispos são da França, Equador, Estados Unidos, Antilhas, Itália, Espanha, Bélgica, Turquia, Cuba, México, Polônia, Ilhas Salomão, Mianmar e Benin.

“A principal via de saída dos fechamentos é a oração… A oração, como humilde entrega a Deus e à sua santa vontade, é sempre a via de saída dos nossos fechamentos pessoais e comunitários”, afirmou o papa.
Desde 2015, Francisco instituiu a mudança na imposição do pálio aos novos arcebispos. A faixa de lã branca é somente entregue e não colocada pelo papa. “O significado desta alteração é pôr em maior evidência a relação dos bispos metropolitanos com a sua Igreja local e, assim, dar também a possibilidade a mais fiéis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles”, explicou monsenhor Guido Marini.
A missa presidida pelo papa Francisco e bênção dos pálios será retransmitida pela TV Aparecida, nesta quarta-feira, às 18h.