“Quadro social no Brasil é grave”, afirma analista político aos participantes do Consep - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

“Quadro social no Brasil é grave”, afirma analista político aos participantes do Consep

Para o analista político Melillo Dinis, o quadro social no Brasil é grave. Na manhã desta terça, 20, o advogado que dirige o portal Inteligência Política apresentou aos bispos presentes na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), para a reunião o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) a análise de conjuntura. Na ocasião, falou das tensões que estão em torno dos processos políticos no Brasil, desigualdade, religião, educação, crise econômica mundial e preocupações com o meio ambiente.

Melillo analisou os primeiros oito meses com a nova configuração política do país, nos poderes Executivo e Legislativo, de forma especial. “Viramos um país em que cresceu a quantidade de arenas e de palcos, especialmente na política, na educação, nos costumes e na economia”, explicou, citando o “presidencialismo de colisão” presente no atual contexto.

Como exemplos que estão na tensão entre os poderes políticos, o analista apontou para os cenários no Poder Executivo; assuntos em pauta no Congresso Nacional, como a reforma tributária na Câmara dos Deputados, a Reforma da Previdência, o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro, indicação de Eduardo Bolsonaro para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos e a Reforma Tributária, no Senado. Melillo também citou as temáticas em pauta no Supremo Tribunal Federal e no Ministério Público Federal, como a expectativa para a indicação do novo procurador-geral da República.

Na sequência, Melillo Dinis convidou à reflexão a partir deste cenário considerando a realidade de “um país que vive uma profunda crise social, econômica e ambiental” e com a segunda maior desigualdade do mundo, a primeira se considerada a vigência da democracia.

Mapa da desigualdade – Os dados do mapa da desigualdade apontam para o crescimento da desigualdade por conta da queda de rendimentos desde o fim de 2014. Melillo expôs que a renda per capta dos 10% mais ricos no Brasil subiu 2,5% acima da inflação e do 1% mais rico subiu 10,1% acima do mesmo índice. “Do outro lado estão os pobres. O rendimento dos 50% mais pobres despencou 17,1%. E dos 40% do meio, a classe média, caiu 4,2% em relação à inflação”, informou. Este quadro de desigualdade, “traz consequências para a política”.

Quanto à crise mundial, Melillo destaca que, desde o ano passado, chama a atenção para alguns motivos que devem justificar esta crise, como a redução do crescimento chinês, pelas disputas comerciais, pelo protecionismo e pela falta de integração dos mais pobres – especialmente os africanos e os latino-americanos – no mercado mundial. “Esse risco de resseção trouxe dificuldades para o Brasil exceto na agroindústria. E isso é voo de galinha porque os mercados se reequilibram muito em breve e este geralmente é um modelo concentrador”.

A análise continuou com a questão ambiental e a realidade de crise histórica na educação brasileira. Melillo ainda falou sobre a realidade religiosa no Brasil, com poder político sendo assumido por correntes religiosas, grande volume de dinheiro movimentado neste meio, a presença de “transnacionais da fé” no país e os ataques que a Igreja Católica tem sofrido e deve sofrer neste segundo semestre deste ano.

Após reações, Melillo convidou para a promoção do diálogo “como pessoas que, sem arrogância e sem a pretensão de ensinar nada, convidam todo mundo para o diálogo. E este diálogo pressupõe um ponto de partida que talvez a gente não saiba como vai concluir, pois é algo de construção”.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Festa de São Francisco de Assis em Cascavel: um festejo guardado na memória e no coração dos cascavelenses.

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28