Prorrogadas até o dia 30 de maio as inscrições para os Prêmios de Comunicação da CNBB; entrega ocorrerá em Curitiba (PR)

As inscrições para a 54ª Edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB foram prorrogadas até às 9h do dia 30 de maio. Poderão ser inscritos os trabalhos realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021. Pelo segundo ano consecutivo será entregue o Prêmio Pastoral Kerigma, exclusivo para trabalhos da Pastoral da Comunicação e o Prêmio Para Francisco, exclusivo para trabalho de mestrado e doutorado. A premiação de 2022 marca o retorno presencial da entrega dos prêmios, que será realizada em Curitiba (PR).

“Estamos prorrogando as inscrições para possibilitar que mais comunicadores tenham oportunidade de mostrar seus trabalhos. Ficamos um ano sem realizar a entrega dos prêmios e em 2021 fizemos uma cerimônia com presença apenas on-line dos finalistas’, explica o coordenador dos Prêmios, Rafael Alberto.

Segundo Rafael Alberto, a premiação de 2022 marca o retorno presencial da entrega dos prêmios, que será realizada em Curitiba (PR) e contará com show da cantora Adriana Arydes:

“Esse momento de viagem e confraternização também faz parte do reconhecimento que a CNBB quer dar a esses comunicadores que ajudam a construir uma sociedade mais justa, denunciando situações de desrespeitos a dignidade humana, por exemplo”.

De acordo com o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, os prêmios de comunicação da CNBB são uma “especial homenagem às boas ações no campo da comunicação. Um reconhecimento à área e, sobretudo, aos seus profissionais, tão fundamentais para que tenhamos uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”, disse.

As inscrições para as sete categorias podem ser feitas até às 9h do dia 30 de maio

• Margarida de Prata – cinema;
  • Microfone de Prata – produções radiofônicas;
  • Clara de Assis – televisão;
  • Dom Helder Câmara – reportagens e trabalhos jornalísticos;
  • Dom Luciano Mendes de Almeida – sites, blogs, aplicativos e redes sociais;
  • Pastoral Kerigma – trabalhos da Pascom-Brasil;
  • Papa Francisco – teses de doutorado e dissertações de mestrado

Os trabalhos devem ter sido realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021. A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, com aprovação da Presidência da CNBB, poderá outorgar “Menção Honrosa Irmã Doroty Stang” a pessoas ou trabalhos do mundo da comunicação que se destacarem na promoção de valores humanos e cristãos.

A divulgação do nome dos finalistas de cada categoria será realizada durante o 7º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de 22 a 24 de julho, no mosteiro de Itaici, em São Paulo (SP). A transmissão da cerimônia de entrega, que este ano será produzida pela TV Evangelizar, será dia 20 de novembro.

Confira o edital dos Prêmios de Comunicação

Leia a carta aos profissionais da comunicação e da cultura

Saiba quais são as categorias dos prêmios

Inscrições

Para realizar a inscrição – até o dia 30 de maio (9h) – basta acessar o seguinte endereço: premios.cnbb.org.br

Os Prêmios de Comunicação da CNBB

Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.

Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.

Concessão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Prêmios têm caráter exclusivamente cultural e não se vinculam a nenhuma modalidade de sorteio ou a qualquer exigência de pagamento pelos concorrentes, tampouco estão condicionados à aquisição ou ao uso de quaisquer bens, direitos ou serviços. Eles serão entregues aos profissionais autores dos trabalhos que são apresentados para a seleção.