Prisão para menores. Em Casal del Marmo, o Papa lavará os pés de 12 jovens - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Prisão para menores. Em Casal del Marmo, o Papa lavará os pés de 12 jovens

“A escolha do Pontífice de viver a Quinta-feira Santa entre os jovens de Casal del Marmo tem o sabor da proximidade para sensibilizar a sociedade, as Instituições e a política com a intenção de orientar as consciências para respostas concretas de alianças educativas, porque, muitas vezes, os jovens têm à sua disposição modelos errados”. Assim, o padre Raffaele Grimaldi (Inspetoria dos Capelães dos Cárceres da Itália) comenta o significado da Liturgia no Instituto penitenciário para menores

Vatican News

Também este ano, o Santo Padre o Papa Francisco escolheu um instituto penitenciário para celebrar a Liturgia da Ceia do Senhor com o rito do Lava-Pés, dando preferência aos jovens.  Esta quinta-feira, 6 de abril, a Liturgia será celebrada no Instituto penitenciário para menores de Casal del Marmo, na periferia de Roma.

O Papa Francisco quer repetir um gesto de profunda humanidade, caridade e proximidade em uma prisão de Roma e escolheu o Instituto de Casal del Marmo para encontrar os jovens, jovens carentes de afeto, ternura e escuta.

“Lembro-me da imagem afetuosa do avô que vai abraçar seus netos – sem desrespeitar o Santo Padre – que gritam sua dor e sabem que não serão julgados por seus erros, mas para oferecer-lhes encorajamento e o convite a nunca perderem a esperança”, diz o padre Raffaele Grimaldi, num comunicado da Inspetoria dos Capelães dos Cárceres da Itália.

Lavará os pés de 12 jovens de diferentes nacionalidades

Ele se ajoelhará diante deles – prossegue – no gesto de pedir desculpas em nome de uma parte da sociedade que os iludiu, seduziu e depois os abandonou. Lavará os pés de 12 jovens de diferentes nacionalidades em sinal solidário da fraternidade, um convite para dizer-lhes que “somos irmãos” com o encorajamento a retomar a beleza de suas vidas.

Como um pai amoroso, o Papa Francisco se ajoelhará diante dos jovens reclusos para lançar um apelo às Instituições para que não abandonem estes frágeis jovens que muitas vezes se encontram sozinhos, abandonados, perdidos e desorientados, sem pontos de referência. Não têm o calor de suas famílias, são esmagados pelos erros que cometeram e carregam em seus corações o grito do sofrimento e da raiva.

O Papa Francisco enxugará os pés molhados dos jovens com a toalha da misericórdia como gesto solidário de uma humanidade que não julga, não condena, não levanta muros de defesa e de exclusão. O verdadeiro objetivo da justiça não é punir e reprimir, mas o convite a quem errou a reconstruir os laços rompidos. É necessário ajudar os jovens errantes e solitários a encarnar a justiça reparadora, que coloca a dor e o sofrimento da vítima no centro.

Colocar a pessoa de volta ao centro

O Papa Francisco, ajoelhado diante dos jovens reclusos, beijará seus pés como fez Jesus; o beijo não é o de alguém que trai, ao contrário, é o beijo da ternura de acolhida de Deus; é o beijo amigo de quem quer levantar os jovens que caíram na rede do mal.

A escolha do Pontífice de viver a Quinta-feira Santa em meio aos jovens de Casal del Marmo tem o sabor da proximidade para sensibilizar a sociedade, as instituições e a política com a intenção de orientar as consciências para respostas concretas de alianças educativas.  A atenção ao desconforto dos jovens deve encontrar respostas nos instrumentos de prevenção e discernimento porque os jovens muitas vezes têm modelos errados à sua disposição”.

Combater o desconforto dos jovens significa colocar a pessoa de volta ao centro, promovendo o recurso de cada um, apoiando-o através da escola, da arte, da música e do esporte em favor de uma integração social substancial que se realiza mediante o trabalho.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga

Edições CNBB publica subsídios em preparação ao Jubileu Ordinário 2025

Paróquia de São Francisco das Chagas realiza a 112ª edição da Coroação de Nossa Senhora em Canindé

O Papa: caminho sinodal, experiência espiritual única de conversão e renovação

Em audiência pública, na Câmara dos Deputados, bispos falam sobre a proteção do meio ambiente