Pe. Raimundo Alves Ferreira, FN

Ordenação Presbiteral: 10/12/1983

Provisão:

– 26/01/2015 – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Montese-CE;

– 31/01/2018 – Vigário Episcopal para a Região Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos.

– 26/01/2015 – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Montese-CE;

– Trabalha no Centro Vocacional Piamarta:
Pe. Raimundo Alves Ferreira, nascido no dia 30 de janeiro de 1950, em Jaguaruana-Ceará. Ainda adolescente vim para Fortaleza estudar no Colégio Santo Inácio onde cursei o Ensino Fundamental e Médio. Depois ingressei na Universidade Federal do Ceará, em 1970, onde cursei Letras. Trabalhei no Colégio Santo Inácio como coordenador de disciplina. Depois cursei Pedagogia na UECE, com especialização em Administração Escolar. Trabalhei como Professor e Coordenador Pedagógico na Escola Medalha Milagrosa. Depois ingressei como Professor no Colégio Piamarta do Montese. Cursei Filosofia na FAFIFOR (Faculdade de Filosofia de Fortaleza) e comecei Teologia no antigo ICRE (Instituto de Ciências Religiosas) e conclui o 1o. ano de Teologia no ITEP.
Em 1979 ingressei no Postulantadoia química da Congregação Sagrada Família de Nazaré (Piamartinos) quando exercia a função de Vice-diretor do Colégio Piamarta. Em 1980 fui para Ponta grossa fazer o noviciado. Fiz os primeiros votos no dia 26 de janeiro de 1981. Em 2 de outubro de 1983 fiz a minha Profissão Perpétua e recebi o Diaconato no dia 09 de outubro do mesmo ano.
No dia 10 de dezembro de 1983, pela imposição das mãos do Cardeal Aloisio Lorscheider fui consagrado sacerdote no Ginásio Aécio de Borba. Celebrei minha Primeira Missa no dia 11 de dezembro na Igreja Nossa Senhora de Nazaré.

TRABALHOS:
1. Fui enviado a Matelândia para ser Reitor do Seminário Menor, Vigário Paroquial responsável pelo setor Juventude das três Paróquias confiadas aos Piamartinos naquele tempo.
2. Fui transferido para Fortaleza em fevereiro de 1986 para ser reitor da Comunidade Mundo Jovem e ser Professor de Religião do Colégio Piamarta. Em 1988 assumi também a vice-direção do Colégio Piamarta, turno da manhã. Com a transferência do saudoso Pe. Félice Pistoni para as Missões em Angola assumi a Direção geral do Colégio Piamarta.
3. Em 2002 fui transferido para Curitiba para ser responsável pelos Teólogos começando o Seminário Maior e assumindo a função de Vigário Paroquial na nova Paróquia criada em julho de 2002. Em fevereiro de 2006 assumi a Função de Paróquia da Paróquia Santa Edwiges, com a transferência do Pároco Pe. Modesto para as Missões em Moçambique. Nesta Paróquia procurei realizar o trabalho pastoral nas diversas comunidades e também um trabalho social em favor dos mais pobres daquela periferia (Mulheres em situação de vulnerabilidade social, crianças e adolescentes em situação de risco, cursos de qualificação profissional e encaminhamento para emprego e uma chácara de acolhimento para homens em situação de rua com problemas de dependência química (álcool e drogas).
4. Em janeiro deste ano vim para Fortaleza para assumir a função de Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Estou feliz porque esta é a vontade de Deus e eu quero na minha vida sempre fazer a vontade de deus a quem consagrei minha vida.
O meu ministério sacerdotal por onde passei sempre procurei alicerçar no amor a Eucaristia, na devoção a Nossa Senhora e no amor pelos mais pobres e marginalizados deste mundo. Encontro-me aqui de coração aberto para acolher, amar e servir o povo que agora Deus vai me confiar. Desejo aprender com o povo por isso quero caminhar com o povo para ter o cheiro das ovelhas. Preciso da paciência e da compreensão do povo na minha readaptação aqui na Paróquia.

Pe. Raimundo Alves ferreira

Informações: Kátia de Sousa (85) 8820-8982.