Pe. Cirhakarula Maria Muderwa Deogratias, CRSP

Provisão:

03/05/20323 – Pároco da Paróquia de São Diogo, Cajazeiras, Fortaleza-CE

Histórico:

Padre Deogratias Cirhakarhula, nasceu em Kamakombe, localizada na República Democrática do Congo. Filho de Joseph Muderhwa e Maria M’Mugaruka. Ingressou no Seminário em 20 de setembro de 2009. Recebeu o chamado ainda muito novo, desde então alimentou o desejo pela vida sacerdotal. Foi convidado por um amigo à conhecer o grupo vocacional e acompanhado por um diretor espiritual, fez o discernimento do chamado à vida consagrada. Durante este período, ganhou de presente um livro sobre a vida de Santo Antônio Maria Zaccaria. Padre Deogratias conta que a vida de Santo Antônio Maria Zaccaria lhe chamou atenção: “Li o livro e gostei muito da vida desse Santo. Graças a Deus fomos visitar uma Paróquia cujos padres eram Barnabitas (Congregação fundada por Santo Antônio Maria ZACCARIA). Aproveitei então da visita e fiz o primeiro contato com os Barnabitas na Paróquia Mãe da Divina Providência. A partir desse momento comecei a fazer o acompanhamento espiritual com o responsável da vocação e depois de 4 anos iniciei a formação como aspirante Barnabita”.

Padre Deogratias conta como recebeu o chamado de Deus para o sacerdócio: “Estava ainda muito novo quando senti os primeiros sinais vocacionais. Desde então fiquei pensando e alimentando os desejos para a vida sacerdotal. Mais tarde, fui convidado por um amigo que frequentava já o grupo chamado “ groupe de vocationnel” (grupo vocacional) para o aprofundamento deste ideal de vida sacerdotal. Acompanhado por um diretor espiritual, fiz o discernimento do chamado a vida consagrada. Neste tempo não conhecia as congregações religiosas masculinas, pois são padres diocesanos que desservia nossa paróquia até hoje. Durante este período de discernimento, uma parenta que era também vocacionada, me deu um livro sobre Santo Antônio Maria ZACCARIA para eu ler. O título do livro é A vida de Santo Antônio Maria ZACCARIA. Li o livro e gostei muito da vida desse Santo. Graças a Deus, durante uma visita promovida pelo grupo dos coroinhas a qual participava também, fomos visitar uma Paróquia cujos padres eram Barnabitas (Congregação fundada por Santo Antônio Maria ZACCARIA). Aproveitei então da visita e fiz o primeiro contato com os Barnabitas na Paróquia Mãe da Divina Providência. A partir desse momento comecei a fazer o acompanhamento espiritual com o responsável da vocação e depois de 4 anos iniciei a formação como aspirante Barnabita.

Padre Deogratias chegou no Brasil em 08 de março de 2013. Atuou em Benevides, Capitão Poço e Brasília. Desde de fevereiro de 2017 exerce o sacerdócio na Basílica Santuário de Nazaré;
03/05/20323 – Pároco da Paróquia de São Diogo, Cajazeiras, Fortaleza-Ce;