Pe. Antônio Gomes de Pontes Neto, SDS

Provisão:

– 04/01/2022 – Pároco de Bom Jesus Aflitos – Parangaba

Histórico:

– 02/01/2020 – Pároco de Bom Jesus Aflitos – Parangaba:

– 04/01/2022 – Pároco de Bom Jesus Aflitos – Parangaba

Biografia do Pe. Antonio Gomes de Pontes Neto, SDS

Antonio Gomes de Pontes Neto é sacerdote religioso da Sociedade do Divino Salvador (SDS – Padres Salvatorianos) e bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza, com reconhecimento pela Universidade Estadual do Ceará.

Nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia 11 de maio de 1976. É o segundo filho, de quatro irmãos, do casal Vera Lúcia Oliveira de Pontes e Raimundo Gomes de Pontes.

A partir da sua Primeira Eucaristia e Crisma, assumiu seu engajamento pastoral na capela de São Judas Tadeu, no bairro Vila Pery, como catequista, membro das equipes de liturgia, pastoral do dízimo e vocacional (1986-1993). Fez seu acompanhamento vocacional na Arquidiocese de Fortaleza e com os Padres Salvatorianos (1991-1993).

Ingressou no Seminário Salvatoriano, Instituto Mãe do Salvador, no dia 17 de fevereiro de 1994, aos dezessete anos de idade.

Cursou Filosofia no período de 1994 a 1996, no Instituto Teológico Pastoral, hoje Faculdade Católica de Fortaleza, em Fortaleza – CE.

Realizou a experiência do ano de noviciado no ano de 1997, em Conchas – SP. Cidade onde fez a sua primeira profissão religiosa na Sociedade do Divino Salvador, em 1º de fevereiro de 1998.

De 1998 a 2001, cursou Teologia no Instituto Teológico São Paulo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo – SP.

Em 2002, foi designado para o ano de estágio como auxiliar na formação inicial no Instituto São José (Seminário Propedêutico), na cidade de Várzea Paulista – SP. Nesse mesmo ano, emitiu os seus votos definitivos como religioso salvatoriano, recebeu as ordens menores de acólito e leitor no dia 19 de março, e a ordenação diaconal pela imposição das mãos de Dom Amaury Castanho (in memoriam), Bispo de Jundiaí – SP, no dia 5 de maio, também na cidade de Várzea Paulista–SP.

No dia 21 de dezembro de 2002, aos 26 anos de  idade, em Fortaleza – Ceará, na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, no bairro da Parangaba, recebeu a ordenação presbiteral pela imposição das mãos de Dom Valter Carrijo, SDS, Bispo da Diocese de Brejo – MA.

Funções exercidas:

De 2003 a 2004, foi reitor do Seminário Salvatoriano Propedêutico, Instituto São José, na cidade de Várzea Paulista – SP.

De 2005 a 2006, foi reitor do Seminário Salvatoriano de Propedêutico e Filosofia no Instituto Mãe do Salvador, em Fortaleza – CE.

Em 2007, foi vigário paroquial coadjutor na Paróquia Imaculada Conceição, na cidade de Videira – SC.

De 2008 a 2010, foi missionário na Diocese de Brejo – MA, vigário auxiliar das Paróquias de Sant’Ana de Coelho Neto, de Santa Luzia, de Afonso Cunha – MA, tesoureiro da comunidade missionária, residindo na cidade de Coelho Neto e Pároco na Paróquia de São José de Duque Bacelar – MA, de agosto de 2009 a janeiro de 2011.

De 2011 a 2013, foi pároco na Paróquia Divino Salvador, no bairro da Piedade, Zona Norte do Rio de Janeiro – RJ.

No final do ano de 2013, recebeu a nomeação para ser o diretor da Comunidade Salvatoriana de Fortaleza e o primeiro Pároco da recém-criada Paróquia de São José – Vila Pery, recebendo a posse da mesma em 16 de março de 2014 e permanecendo até 13 de agosto de 2016, quando se licenciou da Província Salvatoriana Brasileira para um estágio na Diocese de Tianguá, no Ceará.

Ainda, de março de 2015 a junho de 2018, foi assistente religioso no Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, em Fortaleza – CE, como Ministro para Culto Religioso, atendendo uma vez por semana a confissão dos alunos e realizando as missas festivas para alunos, religiosas e funcionários.

Durante o seu estágio na Diocese de Tianguá, conheceu a diversidade regional e os desafios pastorais, exercendo, de setembro a dezembro de 2016, a função de vigário paroquial na Paróquia São João Paulo II, em São Benedito – CE; de fevereiro a dezembro de 2017, como vigário paroquial na Paróquia de São José, em Granja – CE e de fevereiro a junho de 2018, como administrador paroquial na Paróquia de Santa Luzia, em Oiticicas, Viçosa do Ceará – CE, concluindo assim, os dois anos do contrato estabelecido com Dom Xavier e reiterado por Dom Edimilson.

No dia 11 de agosto de 2018, Pe. Antonio Neto retornou para a sua Congregação de origem e foi destinado para residir na cidade de Coelho Neto – MA, para a função de tesoureiro da comunidade da missão salvatoriana, Pároco da Paróquia de Santa Luzia, na cidade de Afonso Cunha – MA e vigário paroquial nas cidades de Coelho Neto e Duque Bacelar – MA.

Em dezembro de 2018, recebeu o título de cidadão bacelarense da Câmara de Vereadores da cidade de Duque Bacelar – MA, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do bem comum, no período em que esteve como pároco na referida cidade, de 2008 a 2010.

Ainda, de outubro de 2018 a dezembro de 2019, exerceu a função de Pároco da Paróquia de Santa Luzia de Afonso Cunha – MA.

Em 12 de dezembro de 2019, recebeu a carta do conselho provincial salvatoriano nomeando o mesmo como pároco da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, no bairro de Parangaba, em Fortaleza – CE, efetivo de 1º de fevereiro de 2020 a 1º de fevereiro de 2023. Sua posse canônica nesta Paróquia, foi durante a missa de 8h30min, na Igreja Matriz, em Parangaba, celebrada por Dom Rosalvo Cordeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, no dia 9 de fevereiro de 2020.