Pe. Hugo Eduardo Furtado, SJ

Votos Temporários: 8/9/1977

Ordenação Sacerdotal: 22/06/1960

Histórico:
Filho de Hermenegildo Furtado Filho e D. Maria Carlota Furtado.
Nasceu em Baturité-CE, aos 1930.
Foi batizado no mesmo dia pelo Pe. José Coelho da Rocha, na matriz de Baturité.
Estudos: Primeiras letras no Grupo Escolar  Mons. Manuel Cândido dos Santos.
Primário no Ginásio Salesiano “Domingos Sávio “, de 1938-1942.
De 1943, entrou na Escola Apostólica de Baturité – Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; em 1° de fevereiro de 1947, entrou no Noviciado da Companhia de Jesus. Concluído o Noviciado e Juniorado, foi cursar Filosofia, no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo-RS.
Depois dos 3 anos de Filosofia, iniciada em 1954, durante os anos de 1954-1956, fez o Magistério na Escola Apostólica de Baturité.
O curso teológico foi de 1957-1960, em São Leopoldo, no Colégio Cristo Rei.
Recebeu o presbiterato em 22/06/1960, na matriz de Nossa Senhora da Palma, em Baturité, das mãos de D. Antônio de Almeida Lustosa,SDB, então arcebispo de Fortaleza.
Primeira missa solene na Escola Apostólica, na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Fatores que influenciaram sua vocação religiosa: a profunda religiosidade cristã da família; a presença dos santos sacerdotes jesuítas.

Atividades pastorais e outras.
Depois da ordenação, em 1961, fez um ano de formação, chamada aprovação. Em 1962, foi nomeado vice diretor e professor na Escola Apostólica. Em 1963-1965, trabalhou como professor no Colégio Santo Inácio, em Fortaleza. Em 1966, voltou a Baturité, para trabalhar nas pastorais. Foi nomeado Vigário Cooperador da Paróquia de Cristo Rei, em Fortaleza.
Em novembro do ano seguinte, foi transferido como superior da Comunidade, na Escola Apostólica de Baturité até 1980. Neste período, passou seu tempo como superior da Comunidade dos Jesuítas e outro como Vigário Cooperador de Baturité. Após a Semana Santa de 80, foi nomeado Diretor Espiritual do Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Demorou aí dois anos. Em março de 1982, voltou ao Brasil, e do trabalhar na Universidade católica de Pernambuco, no departamento de Pastoral Universitária. No final do ano, foi transferido para a paróquia de Amontada, Diocese de Itapipoca-CE. Em agosto de 1983, veio para a Paróquia de Cristo Rei, como pároco. Em 1986, veio para a Paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Mondubim – Fortaleza. Em fevereiro de 1994, foi para a Diocese de Manaus, para D. Espiritual do Seminário Arquidiocesano. Em’ janeiro de 1997, foi transferido para a paróquia do Mondubim-CE; já em julho de 97, foi nomeado Vice diretor do Colégio Santo Inácio, Fortaleza e superior dos jesuítas que trabalham no Colégio. Em agosto do ano 2000, foi transferido, como Vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, Arquidiocese de Natal-RN. De lá, em fevereiro de 2002, foi transferido para Baturité-CE, como superior da  comunidade de Jesuítas.
Durante 42 anos de Ministério Sacerdotal Pe. Hugo, além los trabalhos manuais nas Paróquias, ressalta o Ministério da Reconciliação, de Orientação Espiritual, de Missões populares e orientação de exercícios espirituais de Santo Inácio.
21/12/2010 – Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza – por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Seu pensamento pessoal:
“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.