Pe. Antônio Simplício de Andrade

Provisão:

Histórico Pastoral

– 17/1/2012 – Pároco de Nossa Senhora de Lourdes – Bairro Ellery, Fortaleza

Nasceu aos 6 de agosto de 1947, em Tururu do Município de Uruburetama-CE. Foi batizado em dezembro do mesmo ano, pelo Mons. José Sólon  Teixeira, na capela Nossa Senhora da Conceição, em Tururu-CE.

Estudos:

Primeiras letras, nas Escolas Reunidas de Tururu. Ginásio tambem aí. Científico em Fortaleza, no Colégio Champagnat. Em 1975, ingressa no Convento dos Franciscanos em Penedo, Alagoas para o Postulantado. Depois de um ano volta à Fortaleza  e ingressa no Seminário Regional Nordeste I, onde cursa filosofia e Teologia, no Instituto de Ciências Religiosas (ICRE). Em 13 de junho de 1982 recebe o sagrado Diaconato das mãos de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, na matriz de São João Batista, Uruburetama-CE. Sua ordenação sacerdotal se deu aos 27 de novembro de 1982, pelo mesmo Bispo Diocesano, Dom Paulo Ponte na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Tururu-CE. No dia seguinte,  celebrou missa solene, em sua terra, com a abertura do novenário do Padroeiro. Cerimônia esta que teve uma presença mássica de eclesiáticos e da comunidade local e outras comunidades da região.

Fatores que influenciaram sua vocação ao sacerdócio:

A presença dos missionários lazaristas nas missões populares; as característica fortes e atuantes do pároco Pé. José Solon Teixeira.

Atividades pastorais:

Após a ordenação presbiteral foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Assunção-Itapipoca-CE,  onde demorou por um ano. Depois vai trabalhar em Amontada, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição como pároco, tendo como cooperador, o Pé. Filipe Cassi SJ, que também ou a atuar em Miraíma-CE. Depois de um ano, foi transferido a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pentecoste-CE. Permaneceu aí por seis anos. Chegou em 1984 e saíra no final de 1990. Em seguida vai desenvolver seus trabalhos na Paróquia de Senhora do Livramento, em Trairi-Ce; permanecendo aí por 3 anos. Depois se ausentou do Ceará por um ano, quando desenvolveu outras experiências pastorais, em São Luiz do Maranhão e interior do mesmo. Em 1994. No ano seguinte já se encontrava na capital cearense, como vigário paroquial da Sé Catedral, que tem titular São José, de 1995 a 1997 quando é nomeado pároco da paróquia histórica de São José de Ribamar, em Aquiraz-CE, onde permanece até (maio 2002). Em seguida foi nomeado Pároco da Paróquia de São Diogo – Cajazeiras  de 16/0/2003  até fev/2004)

Quando o Pé. Antônio esteve em Assunção deu assistência à paróquia de S. Luiz do Curu; também, quando esteve em Pentecoste, à Paróquia de Uruburetama; ainda quando em Trairi, acompanhou lo seu trabalho pastoral como pároco de Paraipaba-CE.

Desde 22/8/2006 tem a Provisão para Uso de Ordem

Pensamento pessoal:

“Sem Jesus Cristo não há Igreja; e nem sacerdócio”.