Mons. André Viana Camurça

Ordenação Diaconal:

Ordenação Sacerdotal: 08/12/1935

Histórico Pastoral

– Nasceu aos 11 de abril de 1913, em Fortaleza-CE. Filho  José de Araújo Camurça e Lídia Viana Camuça. Foi batizado dia 3 de maio de 1914, por Frei do Coração de Jesus. Sua primeira comunhão se deu aos 31 de maio de 1923, na capela do Coração de Jesus (Manços Valente), das mãos do Cônego Climério Chaves.

Curso primário, em casa e na escola de D. Araci Franklin e D. Odete Nascimento – no Colégio Cearense do Sagrado Coração de Jesus. Curso secundário – Colégio Castelo e Seminário da

Prainha.

Outros  cursos – TWY e Relações Humanas (CEPRON),  técnico de supervisão (CETRECE), Teologia do Desenvolvimento (Intituto Bronklings Washington-USA), Administração Escolar (San Diego University-Califórnia-USA), Administração Hospitalar (AHECE).

Ordenação Sacerdotal – Seminário da Prainha aos 08 de dezembro de 1935. Oficiante: Dom Manoel da Silva Gomes.

Cargos Eclesiásticos:

Vigário Paroquial de Maranguape, 1936; Cura de Mucuripe e auxiliar da Secretaria do Arcebispado, 1937-1938; Secretário Arcebispado, 1939 a 1960; Pró Vigário Geral, 1961 a 1973; Vigário Geral 1973 até o momento (1985); Capelão do Ginásio N. Sra. de Lourdes,1939; Reitor da igreja de São Pedro na Praia de Iracema, 1941 a 1953; Reitor da igreja de São Bernardo, 1954 até hoje (2007); foi nomeado Camareiro Secreto de Sua Santidade o Papa Pio XII, 1954; Diretor do Diário Católico, “O Nordeste”, 1962; Assistente Eclesiástico da JIC – Juventude Independente Católica; Assistente da HCA-Homens da Ação Católica; Assistente Geral da Ação Católica; Promotor da Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese. Consultor Arquidiocesano; Membro do Conselho de Administração da Arquidiocese; Conselheiro da Diretoria Arquidiocesana dos Patrimônios; Membro do Conselho Presbiteral; Membro do Conselho de Pastoral da Arquidiocese; pregador da Páscoa dos Militares, por 20 anos; Professor de Religião do Instituto Justiniano de Serpa.

Cargos não eclesiásticos:

Inspetor escolar em Maranguape, 1936; Professor de Psicologia Educacional no Educandário Santa Maria. Professor de Latim do Colégio Castelo (Arquidiocesano). Professor de Sociologia nos cursos Pré-Jurídico, Pré-Médico e Pré-Técnico, no Liceu do Ceará. Professor de Grego no Curso Clássico do Colégio Estadual do Ceará. Membro do Conselho de Educação do Ceará, 1967. Secretário de Educação do Estado, 1968-1971. Membro da Academia Cearense de Retórica. Sócio fundador da Previdência Sacerdotal. Sócio Efetivo da AGI-Associação Cearense de Imprensa. Sócio da União do Clero. Vice-Preside da AHECE-Associação dos Hospitais do Ceará. Fundador com mons. Mourão e outros e Diretor Técnico do Hospital Cura D’ Previdência Sacerdotal. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da CNEC (Campanha Nacional de Educandários da Comunidade) setor local. Presidente da Direção Estadual da CNEC. Membro da Diretoria Nacional da mesma.

Medalhas Recebidas:

Medalha da Abolição; Medalha Justiniano de Serpa; Medalha do Educador; Medalha Gonçalves Dias; Medalha do Pacificador; Medalha “Torre de Davi”; Medalha-Honra ao Mérito da CNEC; Placa-Amigo dos Capelães da Polícia Militar do Ceará; Placa-Amigo da Polícia Militar do Ceará.

Países visitados:

Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Finlândia, China, Inglaterra, Itália, Israel, Mônaco, Paraguai, Porto-Rico, Portugal e muitos outros.

Fatores que influenciaram sua vocação:

– Sua Mãe, devotíssima  da Eucaristia e de Maria;
– Seu padrinho de crisma, Mons. José Barbosa Magalhães;
– Seu Diretor espiritual Pe. Josefino Cabral.

Pensamento Pessoal:

“Ninguém pode ser um bom padre, sem  amor à Eucaristia e a Maria Santíssima”.