Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Pe. Antonio Lima da Silva

Ordenação Diaconal: 12/12/2021

Ordenação Presbiteral: 22/12/2022

Provisão:

-23/12/2022 – Provisão de vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, Palmácia.

Histórico:

Paróquia de origem: Nossa Senhora da Conceição, Tabatinga, Maranguape (CE)
Lema: “Eis me aqui, envia-me”. (Is 6,8)

Primeira Missa: 27/12, 19h, Igreja Matriz de Tabatinga, Maranguape (CE).
Sou o Diácono Antonio Lima da Silva, tenho 30 anos, natural do município de Maranguape (CE). Pertenço à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Tabatinga. Filho de Francisco Valmir da Silva e de Maria de Lourdes Lima da Silva, juntamente com mais 06 irmãos.
Sempre tive uma educação cristã, pelo fato de minha mãe ser uma mulher dedicada à igreja, por isso desde muito novo ela sempre me levava para a igreja local, a capela de Santa Luzia no distrito de Lajes, Maranguape.
Comecei ajudar nesta capela quando tinha 08-09 anos não lembro direito, quando estava sentado no banco da capela esperando começar a celebração da palavra, fui surpreendido por uma das coordenadoras da capela que me perguntou se eu gostaria de participar do coral das crianças, de prontidão eu aceitei. No início deu até certo o coral tinha muitas crianças, mas no final só sobrou eu.
Lembro também da minha primeira canção que cantei no microfone, era o cântico final da celebração, o hino da CF de 1999, Fraternidade é palavra tão bonita… fiquei muito nervoso neste dia, mas satisfeito em ter ajudado, a partir de então, fiquei ajudando na liturgia e nos cânticos. Com 11 anos fiz minha primeira comunhão, era um dia de domingo às 17hs da tarde, não me recordo aqui da data, recordo que nesta época o pároco era o Pe. Francisco das Chagas Soares Rodrigues. Lembro que foi um momento de grande emoção para mim, receber o sacramento da eucaristia depois de dois anos de preparação.
Os encontros de catequese foram algo que me marcaram muito. O modo como minha catequista ensinava, nos estimulava a querer mais, entender mais, foi então que aos 12 anos comecei a ser auxiliar de catequista em minha comunidade, sempre chegava cedo para deixar tudo bem organizado e preparado para o encontro.
Já com meus 13 anos Pe. Francisco me autorizou a ensinar uma turma de catequizandos com 15 membros de 08 a 09 anos de idade. Foi algo marcante e significativo para mim. Nesta época, além de catequista, também ajudava no terço dos homens e na liturgia, fazia sempre o que podia, pois também morava um pouco distante da igreja. Quando íamos para as celebrações à noite tínhamos que ir a pé, passando por estradas carroçais escuras e esquisitas, sempre eu ia com minha mãe e meu irmão mais velho que era um dos coordenadores da capela.
Com 15 anos, recebi o sacramento da crisma, na Igreja Matriz de Tabatinga, com o Arcebispo Dom José A. Tosi Marques, foi uma missa muito linda. Nesta época eu já sentia o desejo de ser padre, mas precisava conhecer mais o que era “ser padre”, este desejo guardava no íntimo de meu coração, às vezes eu conversava com meu pároco, mas eram conversas muito rápidas não dava para tirar todas as dúvidas, as certezas e as incertezas.
Em 2008, quando eu tinha 16 anos a minha coordenadora da catequese pediu que eu abrisse uma turma de catequese numa comunidade vizinha, chamada Boa Vista dos Vieiras, era um pouco perto de minha casa. Comecei os encontros de catequese nesta comunidade aos domingos de manhã na escola local, com uma turma de 22 crianças e os pais faziam muito gosto, pois assim os filhos não precisariam mais ir para a comunidade de Lajes. Esta comunidade de Boa Vista dos Vieiras tinha sua igreja mas, era fechada há 10 anos, pois o povo a tinha abandonado, porque uma família que cuidava da capela e se dizia dona da igreja começou a trazer padres da igreja brasileira para celebrar lá. O povo desta comunidade começou a buscar os sacramentos e missas na comunidade vizinha de Lajes. Então neste período que a igreja ficou fechada, pela falta de manutenção e verbas.
No dia 11 de outubro de 2009, conseguimos reaver a capela, e eu como catequista da mesma, fui designado para assumir a coordenação geral daquela capela que tinha como padroeiro São Francisco de Assis. Logo no dia seguinte dia de Nossa Senhora Aparecida às 16h, rezamos nosso primeiro terço na capela.
E foi assim, no cuidado desta capela que descobri de fato o chamado vocacional, para uma vida de entrega total a Deus. Assumi a coordenação geral por três anos, do dia 12 de outubro de 2009 até o dia 17 de setembro de 2012. Em 2011, com a chegada do novo pároco da paróquia Pe. Leonardo B. da Silva, expressei para ele o meu desejo de ser padre, como ele estava chegando ainda na paróquia me pediu um tempo para que ele pudesse me conhecer melhor e só então me enviar para o seminário.
Em 2012, já com 20 anos recebi o convite do Pe. Leonardo para ser secretário paroquial, onde pude aprender muitas coisas sobre a administração paroquial, como também me fez o convite para participar dos encontros vocacionais, aceitando de imediato, e assim pude discernir bem sobre minha vocação, vindo no final ser aceito para entrar no seminário propedêutico.
No dia 29 de Janeiro de 2013 entrei no seminário propedêutico, passando um ano, onde pude confirmar ainda mais o chamado vocacional, e no final do ano, aprovado para o curso de filosofia e assim para mais uma etapa de formação no Seminário de Filosofia, onde passei bons três anos de formação e amadurecimento.
Depois da etapa filosófica, iniciei o mais uma etapa formativo no seminário de teologia, onde vivi quatro anos formativos. Concluindo este tempo formativo, fui enviado para fazer o ano de síntese na Paróquia de São Francisco de Assis em Palmácia (CE) em 2021.
Fui ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2021, continuando minha missão em Palmácia e agora no dia 22 de dezembro de 2022 serei ordenado presbítero. Que Deus me ajude hoje e sempre.

Estágio Pastoral: (Paróquia São Francisco de Assis – Palmácia);

  • 13/12/2017 – ADMISSÃO ÀS ORDENS – Capela do Seminário Arquidiocesano São José – Teologia;
  • 12/12/2021 – Uso de Ordem Diaconal na Arquidiocese de Fortaleza;
  • 22/12/2022 – ORDENAÇÃO PRESBITERAL – Catedral Metropolitana de Fortaleza;
  • 23/12/2022 – Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza;
  • 23/12/2022 – Provisão de vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, Palmácia.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais