Pe. Clairton Alexandrino de Oliveira

02/01/2000 – Pároco da Catedral

Histórico Pastoral

– 02/01/2000 – Pároco da Catedral;

– Coordenador da Pastoral Familiar e representante do Conselho Presbiteral da Região Episcopal São José.

Histórico

Filho de santa e virtuosa mãe e de honrado e digno pai de família, pais tementes a Deus e superdedicados aos sacerdotes. Seu pai subcoletor, destacando-se por sua honestidade e conduta ilibada.

Na verdade estava traçado o caminho do menino Clairton. Entrou para o Seminário aos 14 anos, destacando-se sempre como primeiro aluno da classe.

Em 8 de dezembro de 1973, recebe o diaconato das mãos de Dom Francisco Xavier Nierhoff, na Igreja do Convento de São Francisco, de Salvador – Bahia. Foi ordenado sacerdote aos 23 anos pela imposição das mãos de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, na Sé Catedral de Grato. Celebrou sua primeira missa aos 21 de julho de 1974, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Quitaiús-CE. Assumiu com zelo e dedicação várias paróquias da Diocese do Crato, inclusive a Sé Catedral de Grato, por nomeação de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos de quem mereceu total confiança, sendo, desde os 23 anos de idade, por eleição do Presbitério pleno da Diocese do Crato, eleito membro do Conselho Presbiteral e por nomeação do mesmo Dom Vicente Matos, membro do Colégio dos Consultores até o dia em que foi incardinado na Arquidiocese de Fortaleza, por convite várias vezes reiterado por seu amigo Dom Aloísio Lorscheider.

Cursos Realizados:

Filosofia – Universidade Católica de Minas Gerais;

Teologia – Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade Católica de Salvador – Bahia;

Direito Civil – Universidade Federal da Bahia e o último ano na Universidade Estadual do Ceará;

Curso de Especialização em Educação – Área Específica de Orientação Educacional, Universidade Federal do Ceará; Mestrado em Direito Canônico, diploma conferido pela Universidade Gregoriana de Roma;

Ultimamente está preparando sua Tese Doutorai em Direito Canônico, pela Facultade de Derecho Canônico Santo Toríbio de Mogrovejo – Buenos Aires.

Cursos de Extensão Universitária:

São nove cursos de extensão universitária nas seguintes universidades: Federal da Bahia, Federal de Minas Gerais, Católica de Minas Gerais, Federal do Ceará, Estadual do Ceará, Instituto Latino Americano de Derecho dei Tabajo y da Segundad Social -Buenos Aires e Academia Ibero-Americana de Derecho dei Trabajo y de Ia Segundad Social – Buenos Aires.

Participante de vários Congressos nacionais e internacionais sobre Direito e Ética.

Professor de 1° e 2° graus em diversos Colégios.

Professor da Universidade Regional do Cariri.

Autor de várias monografias, entre elas:

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento, Universidade Católica de Minas Gerais;

Dolo, Licitação, Pedido de Falência, todas 03 pela Faculdade de Direito do Grato;

Do Casamento, A Presença da Mulher na Liturgia, Renovação do Conceito Teológico de Revelação segundo a “DEI VERBUM”

– O Sentido do Domingo Cristão e sua Evolução, as quatro monografias pela Universidade Católica de Salvador.

Livros Publicados:

Aborto: Vida que morre na fonte – esgotado;

Vícios do Consentimento Matrimonial;

Pastoral do Dízimo – Catedral do Crato;

Sua tese doutoral O Sínodo na Experiência Pastoral Brasileira.

No Prelo: Casais em situações irregulares: doutrina e pastoral da Igreja.

Vários artigos publicados em revistas de circulação nacional e internacional; Direito Pastoral.

Línguas Faladas: o padre diz que apenas arranha: inglês, francês, espanhol, italiano. Atualmente, faz o curso de alemão na Universidade Federal do Ceará.

Títulos Honoríficos:

Cidadão Cratense, Cidadão Juazeirense e Condecoração de Gratidão da Polícia Militar de Fortaleza.

Funções exercidas:

Professor do Instituto Teológico-Pastoral do Ceará;

Professor na Pós Graduação em Ciências da Religião – ITEP;

Professor da Universidade Regional do Cariri;

Orientador Espiritual da Escola Nossa Senhora Aparecida;

Vice-Presidente do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Regional Nordeste l e da CNBB;

Vigário Judicial Adjunto da Arquidiocese de Fortaleza;

Reitor da Igreja do Rosário;

Representante do Presbitério Pleno da Arquidiocese no Conselho Presbiteral;

Secretário do Conselho Presbiteral;

Representante do Arcebispo de Fortaleza no Conselho de Desenvolvimento da Família para acompanhar e sugerir políticas econômicas e sociais do Estado;

Pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza;

Coordenador da Pastoral Familiar da Arquidiocese;

Membro da Sociedade Brasileira de Canonistas.

Assistente da Pastoral Familiar;

Seu pensamento pessoal:

“Jesus Cristo é a luz que ilumina o mistério do homem. Salvador e Redentor do homem, encarnação da misercórdia do Pai. Nele encontro o sentido da vida e da história. Único caminho de vida e salvação. Fora dele não há felicidade. Bem algum posso encontrar longe dele. A Ele a glória, o louvor e a gratidão por tudo que sou e tenho. A Ele que é o Amém do Pai, minha veemente súplica, implorando o perdão dos meus pecados e a graça da salvação eterna”.