Pastoral de Comunicação do Pirambu, em Fortaleza, realiza II VOCARE

Durante o mês vocacional a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Pirambu), da Arquidiocese de Fortaleza, promoveu o projeto intitulado VOCARE, que tem como objetivo acolher novos membros para o serviço pastoral. Nessa II edição foram acolhidos 16 jovens crismando que estarão fazendo estágio pastoral até dezembro. O encontro foi realizado entre os dias 19 e 21 de agosto trazendo a temática dos Eixos da Formação e Espiritualidade, conforme orientações do Doc 99 da CNBB.

Primeiro dia.
Segundo dia

Para Emily Tamara, que é vice coordenadora da Pascom, “esse momento é muito rico onde podemos relembrar os pilares da Pastoral da Comunicação e passar para os jovens que estão chegando agora, não somente na Pascom, como estão chegando na Igreja, tão entendendo o que é ser Igreja agora. Estão buscando conhecimento. É uma boa oportunidade porque eles tem o conhecimento em relação as redes sociais, agora vão trazer essas informações para a igreja, vão aperfeiçoar o conhecimento de cada um”, relatou a vice coordenadora da Pascom do Pirambu.

Programação Formativa:

1º Dia: Emily Tamara

O que é Pastoral e o que é Pascom? Quais serviços a Pascom oferece na Igreja do Pirambu

2º Dia: Alex Ferreira

O que é Comunicação e Pastoral? Como a Pascom está dividida.

3º Dia: Emily Tamara e Alex Ferreira

Conhecendo os agentes da Pascom e os instrumentos de trabalho.

Terceiro dia

RELATOS:

Emily Tamara: A Pastoral da Comunicação tem a oferecer para esses jovens conhecimento pessoal, tiro por minha experiência, que foi através da Pascom que pude perder um pouco a timidez, consegui falar na frente das pessoas, que comecei a compreender a importância da comunicação em si”.

João Miguel: Esses últimos três dias foram muito importante, porque juntou algo que gosto que é a fotografia. E meio que está me dando uma direção do que vou seguir na Igreja, que é algo que me preocupa, por não entender como contribuir com a Igreja. Já fui da Acolhida, na crisma e agora na Pascom vou conseguir fica de vez, porque me identifico muito. Esses dias foram muito legais porque pude conhecer novas pessoas, tem muitos jovens e fico mais confortável”.

Vitória Vidal: “Os encontros de formação da Pascom foram legais, deu para entender como será, a divisão das tarefas e até me acalmei mais, porque estava nervosa. É uma coisa que gosto, gosto de falar e de tirar fotos. Talvez seja algo que me encontre e queira realmente ficar e me sinta bem. Na crisma já me sinto bem e tenho certeza que na Pascom será do mesmo jeito, por conta da comunicação, da galera, da idade, com certeza será uma coisa muito proativa”.

Fonte: www.cnbbne1.org.br/