Pastorais Sociais do Ceará realizaram Assembleia em Fortaleza

As Pastorais Sociais do Regional Nordeste I da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizaram de 1 a 3 de dezembro de 2011, na paróquia Cristo Rei a sua assembleia.

Padre Luís Sartorel da arquidiocese de Fortaleza e Padre Junior Aquino da diocese de Limoeiro foram os assessores da assembleia que contou com representação das Dioceses do Ceará.

A proposta central foi preparar e articular a 5ª Semana Social Brasileira, SSB, que acontecerá em abril de 2012, e que tem como tema: participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para que e para que?

Na ocasião foi apresentado os instrumentos metodológicos de estudo sobre a Semana Social. Nos encaminhamentos foi sinalizado o mapeamento dos grandes projetos no Ceará e o planejamento de animação e mobilização nas comunidades da 5º Semana Social.

Ainda durante a Assembleia das Pastorais Sociais do Regional, padre Vileci Vidal, da Diocese do Crato, apresentou os encaminhamentos para o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base(Ceb’s) que acontecerá em janeiro de 2014 no Ceará.

Confira as fotos da Assembleia

Entenda:
A Semana Social Brasileira é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e conta com a participação da Igreja e da sociedade organizada do Brasil. Vem sendo realizada desde o início dos anos 90 e tem como objetivo mobilizar as comunidades eclesiais, as pastorais, os organismos, , os movimentos, e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Conheça também: A missão da pastoral social e 5ª Semana Social Brasileira

Uma resposta

1. GOSTEI DE VER DOM JOSÉ, BISPO DE LIMOEIRO. SERÁ QUE TEMOS, EM NOSSO ESTADO, O AGRAVAMENTO DA POBREZA? PADRE JUNIOR DA DIOCESE DE LIMOEIRO NOS ORIENTOU NUMA TARDE DE RETIRO MENSAL VEJO MUITO IMPORTANTE ESSA SEMANAS SOCIAIS E AS CEBES. PENSO QUE COMPLETA (É O OUTRO DA MOEDA) DA CANÇÃO NOVA. COMPLETA! (frei sigis, cadeirante 73 anos).