Papa Francisco: para o cristão, a enfermidade é um grande dom de comunhão

Na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, Francisco recebeu os participantes da Assembleia plenária da Pontifícia Comissão Bíblica, ao final do seu encontro anual

Irmã Grazielle Rigotti, ascj – Vatican news

Os membros da Pontifícia Comissão Bíblica se reuniram com Papa Francisco ao final de sua Assembleia anual, que teve como tema: “A doença e o sofrimento na Bíblia”.

Por se tratar de um tema que diz respeito a cada ser humano, tanto àqueles que creem quanto aos que não creem, o Papa iniciou sua fala ressaltando que este tema vem de encontro a preocupações que também são suas, segundo o Pontífice, a doença e a finitude do pensamento moderno são frequentemente vistas como uma perda, um não-valor, um incômodo que deve ser minimizado, combatido e anulado a todo custo. Não se quer fazer a pergunta sobre seu significado, talvez porque se teme suas implicações morais e existenciais. No entanto, ninguém pode escapar da busca do tal “porquê”, afirma o Pontífice.

“A doença e a finitude do pensamento moderno são frequentemente vistas como uma perda, um não-valor, um incômodo que deve ser minimizado, combatido e anulado a todo custo”

Ele ainda enfatizou que diante da experiência da dor, a fé pode ser abalada, e diante de tal situação, pode tomar diferentes rumos: “a pessoa é então colocada em uma encruzilhada: – afirma Francisco –  ela pode permitir que o sofrimento a leve a se retirar em si mesma, ao ponto de desespero e rebeldia; ou pode acolhê-la como uma oportunidade de crescimento e discernimento quanto ao que realmente importa na vida, ao ponto de um encontro com Deus.”

Dando prosseguimento em seu discurso, Francisco relacionou também que enquanto o homem do Antigo Testamento vive sua doença com seus pensamentos constantemente voltados para Deus, no Novo Testamento, quando entra o acontecimento Jesus, o Filho que revela o amor do Pai, sua vida é marcada em grande parte precisamente pelo contato com os enfermos, sendo a compaixão de Cristo o sinal de que “Deus visitou o seu povo” (Lc 7,16)

Ao falar, então, sobre a resposta que é oferecida pela Bíblia, e como a doença é enfrentada pelo homem bíblico, Francisco aprofundou o tema da identificação com Cristo, explicitando que o homem bíblico sente-se convidado a enfrentar a condição universal da dor como um lugar de encontro com a proximidade e compaixão de Deus, o bom Pai, que com infinita misericórdia toma conta de suas criaturas feridas para curá-las, levantá-las e salvá-las. Assim, em Cristo também o sofrimento se transforma em amor e o fim das coisas deste mundo se torna esperança de ressurreição e salvação. Deste modo, o Papa ainda ressalta que “em essência, para o cristão, até mesmo a enfermidade é um grande dom de comunhão, pelo qual Deus o faz participar de sua plenitude de bondade precisamente através da experiência de sua fraqueza.”

“O homem bíblico sente-se convidado a enfrentar a condição universal da dor como um lugar de encontro”

Enfim, caminhando para o final de seu discurso, o Papa recordou suas palavras por ocasião do Jubileu dos doentes e deficientes, em 2016 quando afirmou que “a forma como experimentamos a dor nos fala de nossa capacidade de amar e de nos deixar amar”, e destacou um último aspecto da experiência da doença: a solidariedade, ilustrada pela parábola do Bom Samaritano: gostaria de sublinhar é que ela nos ensina a viver a solidariedade humana e cristã, segundo o estilo de proximidade, compaixão e ternura de Deus. A parábola do Bom Samaritano nos lembra que se dobrar sobre a dor dos outros não é uma escolha opcional para o homem, mas sim uma condição inalienável, tanto para sua plena realização como pessoa, quanto para a construção de uma sociedade inclusiva verdadeiramente orientada para o bem comum”, concluiu o Papa.

“Ela – a doença – nos ensina a viver a solidariedade humana e cristã, segundo o estilo de proximidade, compaixão e ternura de Deus.”

Fonte: Vatican News