Papa Francisco na terra da Padroeira do Brasil

Papa Francisco chegou a Aparecida (SP) e foi recebido pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida. Na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, deixando o Rio de Janeiro de avião, o Pontífice foi levado para o centro aeroespacial da cidade de São José dos Campos e de lá, de helicóptero, se transferiu para Aparecida. A missa que estava anteriormente programada para ser campal, vai ser celebrada dentro da Basílica Nacional.

O maior Santuário do mundo recebe a visita de mais um Papa. João Paulo II e Bento XVI já estiveram em Aparecida. Segundo as informações do site oficial do Santuário, esse lugar tem hoje uma expressão importante para todo o Brasil. Esta é a opinião do missionário redentorista, padre Júlio Brustoloni: “o Santuário recebeu uma missão que ultrapassava o âmbito regional do Vale do Paraíba. Em círculos abrangentes, e subsequentes períodos, a devoção chegava ao sul, oeste, centro sul, nordeste e norte. Hoje os peregrinos vêm de toda a parte e admiramos o quase infinito número de igrejas, paróquias e instituições dedicadas a Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. Para os “guardiões” de Aparecida, nesse lugar “bate o ‘coração católico do Brasil’ e o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida sabe da sua missão evangelizadora e acolhedora”.

Desde 1984, a Basílica de Aparecida é um Santuário Nacional por decisão do episcopado brasileiro. O Papa Francisco, antes da missa, dentro da Basílica, vai fazer uma breve oração na Capela dos Apóstolos, inaugurada recentemente, da qual se pode ver a imagem de Nossa Senhora. Segundo informações do Portal A12, nas paredes da capela estão as fotos dos Apóstolos e uma simbologia singular em seu piso, de autoria do artista sacro Cláudio Pastro. A Capela dos Apóstolos só foi terminada no ano de 2007, por ocasião da vinda do Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao Brasil. Todavia, devido a sua agenda de compromissos, o Papa Bento XVI não visitou o espaço, mas hoje ele serve para acolher pequenos grupos para momentos de oração e a celebração da Eucaristia.

Fonte: CNBB