Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

O Papa: é necessária uma mudança decisiva no atual modelo de consumo e produção

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, Francisco recebeu os promotores do Festival Verde e Azul: “O fenômeno das mudanças climáticas nos lembra com insistência as nossas responsabilidades” e “afeta particularmente os mais pobres e frágeis”. “É primeiro uma questão de justiça e depois de solidariedade”, disse o Papa.

Mariangela Jaguraba – Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, os promotores do Festival Verde e Azul (Green and Blue Festival) por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05/06). O Festival Verde e Azul é organizado nesta segunda-feira, em Roma, e de 6 a 8 de junho, em Milão, pelo projeto editorial do grupo italiano Gedi, dedicado à sustentabilidade e ao ambiente.

Francisco recordou em seu discurso que “mais de cinquenta anos se passaram desde a primeira grande Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano realizada, em 5 de junho de 1972, em Estocolmo”, que “deu início a vários encontros que convocaram a Comunidade internacional a debater como a humanidade está administrando nossa Casa comum. É por isso que 5 de junho se tornou o Dia Mundial do Meio Ambiente”.

Muitas coisas mudaram neste meio século; basta pensar no advento das novas tecnologias, no impacto de fenômenos transversais e mundiais como a pandemia, na transformação de uma “sociedade cada vez mais globalizada [que] nos aproxima, mas não nos torna irmãos”. Vemos uma «crescente sensibilidade em relação ao ambiente e ao cuidado da natureza», amadurecendo «uma preocupação sincera e dolorosa pelo que está a acontecendo ao nosso planeta». Os especialistas destacam claramente como as escolhas e ações implementadas nesta década terão impactos por milhares de anos. Ampliou-se o nosso conhecimento sobre o impacto das nossas ações na nossa Casa comum e naqueles que a habitam e habitarão. Isso também aumentou o nosso senso de responsabilidade diante de Deus, que nos confiou o cuidado da criação, diante do próximo e das gerações futuras.

“Neste sentido, pode-se dizer que, enquanto a humanidade do período pós-industrial talvez fique recordada como uma das mais irresponsáveis da história, espera-se que a humanidade dos inícios do século XXI possa ser lembrada por ter assumido com generosidade as suas graves responsabilidades”, disse ainda o Papa, citando um trecho de sua Encíclica Laudato si’.

A seguir, Francisco recordou que “o fenômeno das mudanças climáticas nos lembra com insistência as nossas responsabilidades”.

Este fenômeno “afeta particularmente os mais pobres e frágeis, aqueles que menos contribuíram para a sua evolução. É primeiro uma questão de justiça e depois de solidariedade. As mudanças climáticas também nos levam a basear nossa ação na cooperação responsável de todos: nosso mundo é muito interdependente e não pode se dar ao luxo de ser dividido em blocos de países que promovem seus interesses de maneira isolada ou insustentável. «As feridas causadas à humanidade pela pandemia de Covid-19 e pelo fenômeno das mudanças climáticas são comparáveis ​​às decorrentes de um conflito global», e esta não é a mesma geração.

“Um conflito global onde o verdadeiro inimigo é o comportamento irresponsável que repercute em todos as componentes de nossa humanidade de hoje e de amanhã”, frisou o Papa, recordando a visita que os pescadores de San Benedetto del Tronto, na região das Marcas, na Itália, o fizeram alguns anos atrás, na qual disseram ao Pontífice que “em um ano recolheram doze toneladas de plástico” do mar.

Segundo Francisco, “a Comunidade internacional deve priorizar a implementação de ações coletivas, solidárias e clarividentes”, reconhecendo “a grandeza, a urgência e a beleza do desafio que se apresenta”.

“É um “grande” e exigente desafio, porque exige uma mudança de rumo, uma mudança decisiva no atual modelo de consumo e produção, muitas vezes imerso na cultura da indiferença e do descarte, descarte do ambiente e descarte das pessoas”, sublinhou o Papa, comentando, a seguir, que alguns grupos do restaurante McDonald’s lhe disseram que aboliram o plástico e tudo é feito com papel reciclável, tudo. “O plástico é proibido no Vaticano”, ressaltou o Pontífice, e se obteve 93% sem uso do plástico. “São passos, verdadeiros passos que devemos prosseguir”, sublinhou.

“Como indicado por vários setores do mundo científico, a mudança desse modelo é “urgente” e não pode mais ser adiada”, acrescentou. Segundo Francisco, devemos “passar da cultura do descarte a estilos de vida baseados na cultura do respeito e do cuidado, do cuidado da criação e do cuidado do próximo, perto ou distante no espaço e no tempo. Estamos diante de um caminho educativo para a transformação da nossa sociedade, uma conversão tanto individual quanto comunitária”.

“É necessário acelerar esta mudança de rumo em favor de uma cultura do cuidado, como se cuidam das crianças, que coloque no centro a dignidade humana e o bem comum, e que se alimente daquela aliança entre o ser humano e o ambiente que deve ser um espelho do amor criador de Deus, de quem viemos e para o qual caminhamos”, concluiu.

Fonte: Vatican News

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais