“Pela graça de Deus sou aquilo que sou: leigo na Igreja, membro do Corpo de Cristo Jesus. Cristão no mundo sendo fermento, sol e luz”. Os versos da canção foram lembrados por Laudelino Augusto Azevedo, da Comissão do Laicato, durante sua conferência no Simpósio Arquidiocesano do Ano Nacional do Laicato. O encontro está sendo realizado no Ginásio Padre Félice do Colégio Piamarta, no Montese.
Com o tema O Cristão Leigo na Sociedade, ele discorreu sobre o documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,CNBB, que tem por base a atuação dos leigos e leigas na Igreja. Orientou os participantes sobre a leitura do documento citando os itens mais importante. Leigo na Igreja é membro do Corpo de Cristo Jesus. É sal, luz, fermento da massa. Laudelino enfatiza que a Igreja não se subdivide. “Todos juntos (clero, religiosos, religiosas, diáconos, consagrados) compomos o Corpo de Cristo”.
Entre os itens citados, ele falou do relacionado ao serviço cristão no mundo. É missão do povo de Deus assumir o compromisso sócio-político transformador que nasce do amor apaixonado por Cristo. Quem se compromete com Jesus Cristo se compromete com o próximo. Nesse item, lembrou do acolhimento aos refugiados eu chegam ao Brasil e disse que é próprio de nós atuar na política e na sociedade por amor a Cristo. Falou também da desigualdade social no Brasil, considerado o país mais católico do mundo.
Laudelino lembrou , citando o documento da CNBB, que o desafio do cristão é viver no mundo sem ser mundo. Sem deixar se levar pelo consumismo, pelo apelo dos meios de comunicação desse mundo globalizado. Após a palestra, ele respondeu às perguntas dos participantes.
Por Rita Célia Faheina – Pascom da Arquidiocese de Fortaleza
Fotos by João Carlos e Janayna Gomes