O agir missionário pela oração e as mulheres na missão são destaques da Comissão para Ação Missionária da CNBB em 2022

O Ano de 2022 foi bem agitado para a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O ano foi marcado pela segunda edição das Jornadas de Oração e Missão promovidas comissão desde todo dia  1º de cada mês, em parceria com a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN).

A iniciativa propôs que cada cristão católico tirasse um momento do dia para rezar pelos países que vivem em guerra civil. Segundo a comissão, a Jornada de Oração e Missão faz parte de uma série que coloca o valor da oração como “agir missionário” e é um convite convite para contribuir, especialmente, com a oração que é uma das formas mais significativas de colaborar com o trabalho missionário.

Outro marco da comissão foi a série de lives “Mulheres na Missão” que concretiza a proposta de vivência da missão prevista no Programa Missionário Nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Editado pelas Edições CNBB, o PMN é um documento importante para o aprofundamento da vivência e da ação missionária na Igreja do Brasil.

A assessora da comissão, irmã Sandra Regina Amado e a assessora de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB e integrante da coordenação do Conselho Missionário Regional, Victória Holzbach bateram diversos papos sobre a abertura de espaços para reconhecer, valorizar a presença, a reflexão e a ação das mulheres na missão da Igreja do Brasil e do mundo.

“O espaço Mulheres na Missão receberá convidadas para fazer uma abordagem sob a perspectiva da mulher sobre temas variados e que tocam temas significativos para a ação missionária da mulher na Igreja para possam ser resinificados mediante o olhar feminino e em colaboração com todas as forças eclesiais que possam contribuir na construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna”, destacou Ir. Sandra em uma das lives.

Outras iniciativas missionárias

Encontro de dom Adilson Busin, referencial da PBE e dom Paul McAleenan bispo auxiliar de Westminster. | Foto: arquivo pessoa.

A comissão também acompanha a Pastoral dos Brasileiros no Exterior, o Conselho Missionário Nacional (COMINA), através da executiva os Conselhos Missionários Regionais (COMIRE´s) e realiza a promoção, articulação e concretização do Programa Missionário Nacional (PMN). Realizou ainda neste ano o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).

O bispo referencial da Pastoral dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), visitou Londres e Irlanda para encontrar com católicos brasileiros.

Promoveu a 37ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), que ocorreu de 11 a de de agosto, em Brasília (DF) e reuniu 50 participantes, entre bispos, padres, religiosas, leigos e leigas que compõem os Conselhos Missionários Regionais (COMIREs), membros das comissões para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Especial para a Amazônia; diretor e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM); representantes das instituições e organismos missionários membros do COMINA.

Mês missionário

Antes de encerrar o ano, a comissão celebrou ainda o Mês Missionário na Igreja no Brasil, em outubro. A abertura foi com uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo bispo de Chapecó (SC) e presidente da comissão, dom Odelir José Magri.

Neste ano, o tema proposto para a Campanha Missionária foi “A Igreja é missão” e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). para este momento tiveram a novena, os vídeos, o podcast produzidos pelas com as Pontifícias Obras Missionárias.

Outro marco da comissão foi ter reunido mais de 200 pessoas on-line, entre os dias 22 e 24 de novembro, para o Encontro virtual das Missões Populares. A atividade foi promovida com o objetivo de animar e promover interação das diferentes expressões de Missões Populares presentes na Igreja no Brasil.

O encontro teve ainda a intenção de “unir forças das diferentes expressões de missões populares”, de acordo com o assessor da comissão, padre Daniel Rochetti, que participou do evento. Esse encontro foi a preparação para o III Seminário Nacional das Missões Populares, que será realizado em 2023.