[NOTÍCIAS/Brasil] “Escutem os clamores da Amazônia”, pede dom Belisário - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

[NOTÍCIAS/Brasil] “Escutem os clamores da Amazônia”, pede dom Belisário

ABERTURA_Enc_PanAmaznica400O encontro de criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica teve início na tarde desta terça-feira, dia 9, em Brasília (DF). Bispos, padres, religiosos e leigos ligados aos trabalhos de evangelização na região buscam traçar metas e estratégias comuns em vista da consolidação da Rede Eclesial Pan-Amazônica. Na celebração de abertura, o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Belisário da Silva, recordou o Documento 101 da Conferência, “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI”, e pediu aos participantes do evento para que “escutem os clamores dos povos da Amazônia”.

 Dom José Belisário compôs a mesa de abertura ao lado do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello; do arcebispo de Brasília e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, dom Sergio da Rocha; do representante do Conselho Pontifício Justiça e Paz do Vaticano, Tebaldo Vinciguerra; da presidente da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (Clar), irmã Mecedes Casas; do presidente do Departamento Justiça e Solidariedade do Conselho Epsicopal Latino-Americano (Celam), dom Pedro Barreto; e do secretário executivo do SELACC, Francisco Hernández.

Em sua fala, o vice-presidente da CNBB citou o primeiro capítulo do documento 101 da entidade. “Na primeira parte ele fala dos clamores, dos gritos, dos povos da terra, das águas, da floresta, de toda a estrutura agrária atual e pormenoriza os clamores dos povos indígenas, os primeiros habitantes desta terra”, explicou. Em nome da CNBB, dom Belisário desejou que sejam escutados os “clamores dos povos da Amazônia, os clamores do pulmão do planeta”.

O núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, expressou alegria pelo trabalho de missionários que, como lembra o papa, “buscam consolidar o rosto Amazônico da Igreja”. “Quero expressar minha sincera e profunda gratidão pelo trabalho tão precioso que a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, sob a direção de seu presidente, cardeal Cláudio Hummes, já está desenvolvendo e que já está dando muitos frutos, graças também à resposta pronta e generosa de todas as dioceses”, ressaltou o núncio.

Entre membros de pastorais e organismos ligados à CNBB, estiveram os bispos de Santarém (PA) e presidente da Cáritas Brasileira, dom Flávio Giovenal; de Roraima (RR) e presidente do Regional Norte 1 da CNBB, dom Roque Paloschi; de São Félix (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Missão Continental, dom Adriano Ciocca Vasino; e membros da Comissão Episcopal para a Amazônia, os bispos de Natal (RN), dom Jaime Vieira Rocha, e o emérito de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi.

Programação

O encontro segue até o dia 12 de setembro. Amanhã, acontecerão duas mesas redondas e trabalhos em grupos. O primeiro debate abordará o tema: “Visão panorâmica da Pan-Amazônia”. Já a segunda mesa redonda será sobre “A realidade da Pan-Amazônia desde a perspectiva das mudanças climáticas”.

No dia seguinte, haverá debate sobre “O papel e a missão da Igreja na ecologia e na Pan-Amazônia”, com continuação dos trabalhos em grupos. No último dia do encontro será apresentada uma proposta preliminar de estrutura para a Rede Eclesial Pan-Amazônica.

Por CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Painel de São Francisco, há 133 anos como patrimônio espiritual da Romaria de Canindé

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja