[Notícia] Animação das Campanhas na Arquidiocese de Fortaleza

Campanhas da Igreja Católica em Ação

Na Arquidiocese de Fortaleza, o início do Ano Litúrgico é marcado entre as Equipes de Campanhas, pela apresentação, divulgação e estudo das Campanhas: Campanha para Evangelização, que se realiza da festa de Cristo Rei ao 3º domingo do Advento e da Campanha da Fraternidade, que se realiza mais intensamente durante o período quaresmal, mas se estende por todo o ano.

Estas atividades fortes que envolvem toda a Igreja no Brasil, portanto todas as paróquias, são oportunidades de crescimento espiritual, conversão e ação evangelijá_2014comunitária que ajudam os cristãos a viverem o verdadeiro seguimento de Cristo através de atitudes, serviços, oferenda e partilha, através do gesto concreto da  Coleta, e ações evangelizadoras na busca de transformar situações injustas e de promover vida à luz do Projeto de Deus para a humanidade.

Como veem, é um convite que desperta todos para dar sentido ao Natal, fazendo a festa, presentes e luzes serem consequência da luta pela dignidade dos filhos e filhas de Deus, gerando um humilde agradecimento pelo amor do Pai que quer a felicidade de todos. Após o período quaresmal de oração, penitência e caridade encaminhamo-nos  para a Páscoa, na certeza de que podemos fazer ressurgir, com a glória de Jesus ressuscitado, os irmãos e irmãs que sofrem por injustiça e exclusão.

Para concretizar tudo isto, a Equipe Arquidiocesana de Campanhas organizou o Encontro Arquidiocesano de Formação com o objetivo de apresentar as linhas gerais da Campanha para Evangelização 2014 e da Campanha da Fraternidade do ano 2015, seguindo orientações da CNBB no texto base de cada uma delas.

A Campanha para Evangelização estimula a promoção de iniciativas em favor da paz e a realização de debates e aprofundamento da questão da violência, já tão grave em nosso meio, atingindo todas as camadas sociais e grupos humanos. Tem como lema: Cristo é nossa paz (Ef 2,14). Paz é um tema bem apropriado para se trabalhar no Advento, enquanto se espera a vinda do Salvador e se aguarda luzes para se prosseguir nos caminhos da paz (Lc 1,79).

A Campanha da Fraternidade, convida a uma retomada dos ensinamentos da Concílio Vaticano II, no intuito de ajudar os cristãos a serem a Igreja que desejam como coerência evangélica: atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana como diz bem o texto base(CF/2015). Seu tema é: Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema: Eu vim para servir (Mc 10,45). Essa Campanha tem reflexões gerais bem sintonizadas com as intuições de renovação da Igreja, trazidas pelo Concílio, hoje necessitando de revitalização e reforço, para que os cristãos assumam verdadeiramente sua missão de ser “sal, fermento e luz” e colaborem na construção do Reino de Deus. Os temas das duas Campanhas são atuais e necessários para a sociedade.

O encontro arquidiocesano de preparação promovido pela equipe de Campanhas foi animado e organizado por voluntários de algumas paróquias, gerando muito entusiasmo com o hino e as reflexões feitas ao longo do dia. Contou com a participação de 120 pessoas envolvidas ou interessadas pelas Campanhas. Todas as Regiões Episcopais estavam representadas  num total de 45 paróquias, o que constitui apenas um terço das paróquias e áreas pastorais da arquidiocese.

Temos esperança na semeadura e nos frutos. Que os participantes movimentem e articulem as Campanhas, em seus respectivos espaços evangelizadores, desde a divulgação, estudo e lançamento, até a realização, coleta e permanência por todo ano.

O encontro contou com a assessoria de Pe. Almir Magalhães, diretor da Faculdade Católica de Fortaleza, de Fernando Paixão, teólogo e professor da Escola Pastoral Catequética – ESPAC e de membros da Equipe Arquidiocesana de Campanhas.

Os subsídios já estão à venda no Regional Nordeste 1 da CNBB, nas livrarias católicas e no site da CNBB. O material estudado no encontro de formação está no site da Arquidiocese e as pessoas interessadas podem dispor e bem aproveitá-lo.

A Equipe, em tempo de Jubileu Centenário e Ano da Caridade, agradece a contribuição de cada um que participou e vai fazer crescer a ação evangelizadora nestes “novos tempos”, por meio das Campanhas.

Maria Elenise Mesquita, pela Equipe de Campanhas.

Campanha para a Evangelização 2014:

Campanha da Fraternidade 2015:

1. VER – Pe. Antônio Almir Magalhães
  2. JULGAR – Prof. Fernando de Paixão