[Notícia] A caridade é a concretização do amor, diz Pe. Almir | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

[Notícia] A caridade é a concretização do amor, diz Pe. Almir

A caridade é a concretização do amor, diz padre Almir
A expressão concreta do amor é a caridade. Entre as virtudes teologais (fé, esperança e caridade), a maior é a caridade, de acordo com o reitor do seminário de teologia da Arquidiocese, padre Almir Magalhães. “É pelo amor que de crê e se espera”, destacou lembrando as cartas paulinas. Ele proferiu uma palestra na manhã deste domingo, 20, durante o Simpósio Arquidiocesano da Caridade.padre-almir-magalhjães
Os documentos da igreja nos apontam alguns fundamentos e conceitos de caridade, segundo o padre. A fonte é sempre o amor de Deus. “Caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus e ao próximo. A fonte sempre é Deus”, disse lembrando o Catecismo da Igreja.
Amar é ter um sentimento de ajuda e solidariedade a alguém sem busca de recompensa. Esse amor, pressupõe a misericórdia e a caridade. “A caridade é a expressão, a concretização do amor. O olhar constante para o próximo e a busca, a resposta.”
O padre destacou ainda que é preciso sempre perguntarmos o que estamos fazendo para vivermos concretamente a caridade. Por isso, é necessário estabelecer ações de toda a Igreja, nas arquidioceses e nas paróquias. O padre explicou que localmente deve se concretizar formalmente a caridade. “O homem será julgado pelo seu amor para com o próximo.”
A caridade possui três aspectos: emergencial (presente em nossas paróquias, como sopões) promocional (ações institucionais nas paróquias como cursos profissionalizantes) e transformadora. O sacerdote disse ainda que é necessário buscarmos uma política do bem comum porque atinge uma situação social.
A caridade é a maior das prioridades. Tem um significado profundo e é muito maior que a filantropia. “A origem é Deus. Ele é fonte do amor.” Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo.
íntegra do texto de Padre Almir Magalhães
Por Teresa Fernandes

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Primeira Semana Catequética na Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos

Amanhã, sábado, 15 de agosto, Igreja no país se une em “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil”

Workshop para a Pastoral do dízimo on-line

Ciclo de formação e estudo a partir da Campanha da Fraternidade 2020

Organização divulga programação oficial da Caminhada com Maria 2020. Coroação da imagem será feita neste ano pelo próprio arcebispo