[Notícia] A caridade é a concretização do amor, diz Pe. Almir

A caridade é a concretização do amor, diz padre Almir
A expressão concreta do amor é a caridade. Entre as virtudes teologais (fé, esperança e caridade), a maior é a caridade, de acordo com o reitor do seminário de teologia da Arquidiocese, padre Almir Magalhães. “É pelo amor que de crê e se espera”, destacou lembrando as cartas paulinas. Ele proferiu uma palestra na manhã deste domingo, 20, durante o Simpósio Arquidiocesano da Caridade.padre-almir-magalhjães
Os documentos da igreja nos apontam alguns fundamentos e conceitos de caridade, segundo o padre. A fonte é sempre o amor de Deus. “Caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus e ao próximo. A fonte sempre é Deus”, disse lembrando o Catecismo da Igreja.
Amar é ter um sentimento de ajuda e solidariedade a alguém sem busca de recompensa. Esse amor, pressupõe a misericórdia e a caridade. “A caridade é a expressão, a concretização do amor. O olhar constante para o próximo e a busca, a resposta.”
O padre destacou ainda que é preciso sempre perguntarmos o que estamos fazendo para vivermos concretamente a caridade. Por isso, é necessário estabelecer ações de toda a Igreja, nas arquidioceses e nas paróquias. O padre explicou que localmente deve se concretizar formalmente a caridade. “O homem será julgado pelo seu amor para com o próximo.”
A caridade possui três aspectos: emergencial (presente em nossas paróquias, como sopões) promocional (ações institucionais nas paróquias como cursos profissionalizantes) e transformadora. O sacerdote disse ainda que é necessário buscarmos uma política do bem comum porque atinge uma situação social.
A caridade é a maior das prioridades. Tem um significado profundo e é muito maior que a filantropia. “A origem é Deus. Ele é fonte do amor.” Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo.
Por Teresa Fernandes