Multidão se reúne em Caminhada Penitencial, a primeira com Dom Gregório Paixão, OSB

Foto: Francivaldo Melo – Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

Em um gesto de devoção e arrependimento, uma multidão se reuniu neste Domingo quaresmal, dia 3,  para participar da Caminhada Penitencial, guiada pelo arcebispo,  Dom Gregório Paixão, OSB, que partiu da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe,  em direção à catedral de Fortaleza. O evento, marcado por momentos de reflexão e fervor espiritual, foi coroado com a Santa Missa.

Ao dar início à homilia, Dom Gregório expressou sua gratidão a todos os presentes pela participação na Caminhada Penitencial, destacando a importância do ato de caminhar em busca de renovação espiritual, uma prática também vivenciada por Jesus ao longo de sua jornada terrena.

Com base nas Escrituras, Dom Gregório enfatizou a necessidade de arrependimento e afastamento do pecado, ressaltando que este afasta os indivíduos de Deus e de seus semelhantes. “Precisamos de uma vida nova”, exortou o arcebispo, instando os fiéis a buscarem a transformação interior.

Saída da Caminhada Penitencial. Foto – Pascom Arquidiocesana.

Referindo-se ao Evangelho, que narra a cena da expulsão dos vendilhões do Templo por Jesus, Dom Gregório destacou a mensagem de purificação e renovação espiritual contida nesse episódio. Ele explicou que, ao remover os elementos que profanavam o Templo, Jesus buscava, na verdade, purificar os corações das pessoas, afastando os ídolos e restaurando a verdadeira adoração a Deus.

“Jesus retira de nós a animalidade e deseja colocar a humanidade”, afirmou Dom Gregório, enfatizando a importância de se despojar dos ídolos que muitas vezes ocupam o lugar de Deus em nossas vidas. Ele ressaltou que o verdadeiro milagre está em nos voltarmos para o Deus que perdoa e transforma, ao invés de nos fixarmos apenas nos sinais externos de Sua intervenção.

Chegada da Caminhada. Foto: Pascom Arquidiocesana.

Durante a Quaresma, tempo de reflexão e penitência na tradição cristã, Dom Gregório exortou os fiéis a “rasgarem seus corações”, reconhecendo a necessidade de uma mudança interior verdadeira e profunda.

Ao concluir sua homilia, Dom Gregório agradeceu novamente a presença de todos e os encorajou a prosseguirem em sua caminhada de fé, confiantes na misericórdia e no amor de Deus.

11 respostas

1. Quaresma, tempo de amar, e continuar amando verdadeiramente. Esses 40 dias, perdure o ano inteiro, a nos levar nossas orações a Deus por um mundo de pessoas melhores.

2. Muito oportuno o Evangelho deste Domingo, até para alertar que essa conversa morna de “amizade social” não deve, jamais, sacrificar a luta pela Verdade.

3. Evento religioso marcante para os fiéis católicos, marcado pela Espiritualidade. Parabéns Dom Gregório. Continue com iniciativas edificantes para o crescimento de nossa Fé.

4. Louvado seja Deus por todos que puderam comparecer esse ato de fé é um sacrifício que vem alimentar nossa fé. Não pude ir mais fico feliz pelos que foram parabéns ao Dom Gregório que está à frente desse rebanho e de toda igreja. Deus abençoe a nossa igreja e todos nós.

5. Dom Gregório é esperança de resgate da nossa igreja, tão corrompida por ideologias que subvetem não apenas a estrutura das famílias mas, o próprio Evangelho.

6. Excelente oportunidade para caminhar com os irmãos a igreja e com aquele que deu sua por nós, Cristo Jesus

7. Excelente, foi o Ato Penitêncial da Santa Missa. Até me confessei caminhando com o sacerdote.

8. Dom Gregório,que Deus o abençoe nesta nova missão, a qual o senhor o escolheu ,e o senhor respondeu com obediência , e amor ao chamado do sagrado, e com o coração cheio da presença de Deus ,será sempre fotalecido pelas nossas orações,Que a virgem santíssima esteja sempre conduzindo seus passos.

9. Parabéns a Dom Gregório e aos fiéis que o acompanharam nesta caminhada penitencial de purificação e de renovação espiritual. Oxalá todas as paróquias imitassem esta caminhada de fé, de perdão e de preparação para a grande festa Católica que é a Ressurreição de JC. Fiquei com a santa inveja destes fiéis que moram em Fortaleza e que têm à frente Dom Gregório. O Espírito de Deus o ilumine sempre. Nós, fiéis, temos sede de Deus, precisamos de Bispos com Dom Gregório e Dom Aldair.🙏🙏🙏

10. Eita glória Dom Gregório que o espírito santo te conduza nessa missão temos que nos converter só temos hoje o ontem já foi o amanhã não existe temos que fazer penitência rezar o santo ofício da imaculada Conceição e o santo rosário e perdoar a todos e pedir perdão a Deus; temos que se confessar para conseguir seguir jesus e Maria é urgente meus irmãos.