
Cidade de Fortaleza (CE). A Arquidiocese de Fortaleza celebrou, na noite desta quinta-feira, 14 de agosto, uma data significativa para a história da Igreja no Ceará: os 51 anos da Páscoa definitiva do Venerável Dom Antônio de Almeida Lustosa, SDB. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo emérito de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na Catedral Metropolitana, com expressiva participação de fiéis, religiosos e membros do clero.
A missa também marcou o encerramento do Jubileu da Páscoa Eterna de Dom Lustosa, iniciado em 2024, com uma programação voltada à promoção da memória, espiritualidade e virtudes heroicas do arcebispo salesiano. Concelebraram presbíteros da Arquidiocese e da Família Salesiana, além do padre Abimael Francisco do Nascimento, MSC, assessor teológico da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Venerável.
Ao longo do ano jubilar, duas conquistas importantes marcaram os avanços da causa de beatificação: a instituição da relíquia de segundo grau do Venerável, agora disponível para veneração pública e para os fiéis que desejam recorrer à sua intercessão; e a sinalização positiva do Postulador Geral da Causa, Dom Pierluigi Cameroni, SDB, diante de um fato milagroso atribuído à sua intercessão, cuja documentação já foi encaminhada à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma.
Natural de São João del-Rei (MG), Dom Antônio de Almeida Lustosa foi arcebispo de Fortaleza entre 1941 e 1963. Notabilizou-se por sua vida de oração profunda, seu olhar atento às injustiças sociais e seu compromisso inabalável com os mais pobres. Fundou escolas, hospitais e veículos de comunicação católicos, e é autor de vasta produção literária e espiritual. Foi declarado Venerável pela Igreja em 2023, reconhecendo suas virtudes heroicas.
A memória de Dom Lustosa continua viva na fé do povo cearense, que o invoca como intercessor e modelo de pastor santo. A celebração dos 51 anos de sua Páscoa definitiva reforça o caminho da Igreja de Fortaleza rumo à sua possível beatificação.
Galeria de imagens:





















Fotos: Carlos Cavalcante.
Uma resposta
“Dom Lustosa um bispo sábio
Dom Lustosa um bispo santo”
Disse João Paulo II
Ao visitar o sacrossanto
Campo em que ele está enterrado
Que é em Fortaleza portanto…
Santidade é dom pra todos
Já disse alguém algum dia
Na Igreja com autoridade
É declarada a alegria
Modelos pra se imitados
Que todo mundo aprecia…
No dia 14 de agosto
93 foi o ano
Foi aberto em Fortaleza
De canonização é o plano
Ali começou o processo
Pra chegar ao Vaticano!
Foi numa solene missa
Que toda Igreja rezava
Dom Aluisio Lorscheider
A eucaristia celebrava
Cardeal que a arquidiocese
Na época administrava.
Muitos bispos nesta missa
Estavam todos presentes
E bastantes sacerdotes
Todos eles procedentes
Das Igrejas que lá estavam
Participando contentes!
do romence de cordel do poeta Gerardo Pardal