Meditação do Evangelho do Domingo de Pentecostes - Jo 7,37-39 – VIGÍLIA e Jo 20,19-23 – MISSA DO DIA - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Meditação do Evangelho do Domingo de Pentecostes – Jo 7,37-39 – VIGÍLIA e Jo 20,19-23 – MISSA DO DIA

Amados irmãos em Cristo ressuscitado!

O Senhor no envia o seu Espírito e renova toda a face da terra! (Sl 103/104)

Neste final de semana em caráter de solenidade celebramos, desde a vigília, a ação salvífica de Deus em favor do seu povo por meio do seu Espírito derramado abundantemente sobre nós que aguardamos confiantes durante esses 50 dias a realização das promessas pascais, frutos da ressurreição do Senhor que do alto dos céus, intercedendo por nós presenteia-nos com a força do alto!

O desejo de Deus já fora expresso para nós no decorrer desta semana por meio da “oração sacerdotal de Jesus” que, no capítulo 17 do Evangelho de João, apresentava a necessidade da unidade como o sinal dado ao mundo pelos discípulos-missonários: “Que todos sejam um!” O amor vivenciado como relação íntima entre o Pai e o Filho é, portanto, modelo a ser seguido por todos nós que, agora temos a missão de continuarmos a obra redentora do divino mestre.

Bem sabemos que muitas são as forças que dividem e contribuem negativamente para a separação, a divisão e a destruição do plano de Deus para cada um de nós! O desejo de poder, de fama e do destaque forjados num profundo egoísmo elevam o coração humano às sumas alturas, mas também proporcionam uma grande confusão – onde ninguém mais se entende e a iminente queda (Gn 11, 1-9).

O projeto de Deus é sempre diferente e restaurador da vida humana, por essa razão o Senhor Jesus, no dia mais solene da festa das Tendas – festa que o Senhor pediu a Moisés em Lv 23,33, na qual os judeus se alegram na presença de Deus e recordam suas origens e os quarenta anos de peregrinação no deserto, saindo de suas casas e morando em tendas durante sete dias – proclamou em alta voz e de pé: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, do seu interior jorrarão rios de água viva.” (Jo 7, 37-38).

Devemos, pois nos desinstalar de nossos projetos egoístas e, na condição de peregrinos/migrantes deixar que a proposta de Deus – que armou a sua tenda no meio de nós (Jo 1,14) nos oriente por meio do seu Espírito com todos os seus dons!

Chegado o dia de Pentecostes – 50 dias depois da Páscoa – o qual está historicamente ligado ao festival judaico da colheita, comemorando também a entrega dos dez mandamentos no Monte Sinai – 50 dias depois do Êxodo – os discípulos reunidos no mesmo lugar recebem o dom de comunicar/anunciar as maravilhas de Deus na língua que as várias nações presentes poderiam entender (At 2,11).

Como esta festa possui um caráter universal e “menos caseiro” e, portanto mais íntimo como a Páscoa, o Pentecostes já é uma realidade ecumênica por si, onde o desejo de unidade como um dos dons do espírito, já é descrito pelo apóstolo Paulo, na segunda leitura: Há diversidade de: dons, ministérios, serviços (diferentes atividades) mas, um mesmo é o Espírito!

Esta bela imagem da unidade na diversidade faz com que a Igreja, buscando ser fiel ao Senhor, experimente, além da paz – fruto da comunhão entre os que se reconhecem diferentes, um novo “ar”: O Senhor “sopra” sobre os discípulos reunidos em seu nome a fim de que no mundo possam também testemunhar a comunhão, a paz e o perdão.

Capacitados pelo Espírito do Senhor o Bom Pastor, deixemos esse novo ar oxigenar as nossas iniciativas pessoais e pastorais.

Em Jesus e Maria.
Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa

2 Comentários »

2 Comentários »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Meio Ambiente: dom e graça!

O Papa: é necessária uma mudança decisiva no atual modelo de consumo e produção

Bispos mexicanos em visita ad Limina recebidos pelo Papa Francisco

Regionais da CNBB elegem os membros de suas presidências para o quadriênio de 2023 a 2027

Novo livro explora a relação entre psicologia e vida religiosa e sacerdotal