Meditação do Evangelho - 3º Domingo da Páscoa (24, 13-35) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Meditação do Evangelho – 3º Domingo da Páscoa (24, 13-35)

Queridos irmãos!

Juntamente com os discípulos que caminham desiludidos, neste domingo nos encontramos com Jesus sempre presente nos caminhos de nossa vida, então somos convidados a abrir o nosso entendimento, por meio da Palavra de Deus proclamada e meditada; como também o nosso coração por meio das iniciativas de partilha dos dons e dos bens como sinal do ressuscitado: Ele está no meio de nós e caminha conosco!

O anúncio da pessoa de Jesus: da forma pela qual Ele foi aprovado por Deus em Palavras, obras e prodígios, nos é oferecido por Pedro a uma multidão. Esta pregação apostólica quer renovar o dom da ressurreição do Senhor mesmo após tendo ele passado pelo drama da paixão: Deus pai ressuscita o seu Filho, pois o mesmo não poderia ser abandonado na região dos mortos e sua carne conhecer a corrupção (cf At 2,31).

Em Jesus e juntamente com o salmista elevamos uma prece confiante a Deus, que é o nosso refúgio para que Ele nos guarde de todo o mal e nos seja sempre favorável, pois junto d’Ele desfrutamos de uma felicidade sem limites.

A alegria da ressurreição e o corajoso anúncio desta maravilha de Deus para a humanidade não brota de uma atitude tola nem fugaz, porém da certeza que a obediência e o amor levados até as últimas conseqüências, juntamente com a confiança do auxílio divino valerão sempre a pena, uma vez que a celebração do mistério pascal de Cristo em nossas vidas também acontece em cada uma das situações existenciais pelas quais passamos.

Um outro dado importante, a partir do fato da ressurreição é que somos peregrinos neste mundo e uma vez resgatados, pelo sacrifício redentor de Cristo Jesus, somos convidados a viver uma vida nova.

Entretanto, mesmo tendo consciência de tudo isso, podemos estar ainda envolvidos pelos desencantos que são produzidos em nossa caminhada e o nosso olhar, como também o nosso coração não serem capazes de reconhecer o Senhor que caminha conosco, que se importa com o que acontece com cada um de nós e nos acompanha, tomando sempre a iniciativa do diálogo, nos apontando qual é a vontade de Deus, segundo o que nos foi deixado na sua Palavra.

E ainda mais, nos explica que essa divina vontade passa por momentos em que, aparentemente, as forças do mal são mais fortes e mais barulhentas do que as iniciativas que expressam a bondade de Deus, nos pequenos gestos de fraternidade em nossas relações e de solidariedade com os que sofrem.

É, portanto, a presença do Senhor disposto a caminhar com a comunidade de fé que nos capacita a reconhecê-lo na partilha da Palavra e no significativo gesto do partir o pão. O nosso coração ardendo de amor por aquele que nos amou até o fim enche-se de coragem para anunciar a sua ação no mundo por meio de cada um de nós! Fica conosco Senhor!

Em Jesus, o bom Pastor e Maria, nossa mãe.

Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino