Leitura Orante: 2º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho Jo 20, 19-31

2º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho Jo 20, 19-31
Tema: ”Não seja incrédulo“!

Passos da Leitura Orante

Invocação ao Espírito Santo
 Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto?
Proclamação da Palavra na Bíblia – Jo 20,19-31. (Observe as pessoas, palavras, relações, lugares).

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?
Por acaso, sou como Tomé? Preciso ver para crer? Ou posso tomar para mim, a afirmação de Jesus: “Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” Os bispos na V Conferência falaram muitas vezes da fé: “O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A consequência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.” (DAp 132).

Imagine a alegria e emoção que os discípulos devem ter sentido quando viram Jesus ressuscitado. Experimente sentir em você tais sentimentos de alegria e felicidade.

A fé de Tomé “se inflamou” quando viu o Senhor ressuscitado. Você acredita ou  continua procurando mais provas para aceitar Jesus como seu Senhor vivo?

Jesus disse aos seus discípulos a “Paz esteja convosco” Que significado essas palavras tranquilizadoras têm para você?

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto nos faz dizer a Deus?
Senhor, que a experiência da fé em Jesus vivo e ressuscitado aconteça na comunidade dos que acreditam, que é o lugar onde se manifesta e irradia o amor do Ressuscitado.
Que não sejamos incrédulos, fechados em nós próprios, com atitude de ausência, de estarmos fora do corpo místico de Cristo.  Faz-nos, Senhor, sensíveis aos sinais de vida.
Assim, como Tomé que foi tomado com a luz de Teu Espírito e fez a experiência do Cristo vivo, retomando a sua crença em Ti. É no encontro com o amor fraterno, com o perdão dos irmãos, com a Palavra proclamada, com o Pão Eucarístico que se descobre Jesus Ressuscitado. Amém

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar  a partir da Palavra?
Estarei presente na minha comunidade – família, grupo, Igreja, amigos   e descobriremos juntos, a presença de Jesus Ressuscitado, com a sua mensagem de paz e misericórdia?

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais