Itinerário de Iniciação Cristã e o Processo Catequético (I)

O “Itinerário Catequético, Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal”, (Ed. CNBB, 2014) é um subsidio catequético, visando a formação cristã, inicial e permanente, a perseverança e o acompanhamento na fé. O Itinerário integra as dimensões essenciais da vida e da missão da Igreja: a) a Palavra de Deus, a fé revelada; b) a Liturgia, a fé celebrada nos Sacramentos; c) a Caridade, a fé vivida nas atitudes e no comportamento ético e moral cristão. O esquema referencial do Itinerário contempla as diferentes situações de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O esquema estrutural do Itinerário deve ser adaptado e complementado com textos bíblicos, explanações catequéticas adequadas, celebrações litúrgicas, ilustração de exemplos concretos dos valores éticos e morais que orientem o comportamento cristão nos diversos relacionamentos humanos, familiares, eclesiais, profissionais e sociais. O Itinerário referencial deve ser adaptado de forma sistemática e pedagógica pelo pároco e por suas equipes, de acordo com as realidades e possibilidades.

O objetivo maior é criar condições para uma autentica formação cristã, não apenas como preparação imediata para a recepção de um sacramento separado dos demais sacramentos da fé. A organização e a metodologia da Iniciação à Vida Cristã visam concretizar a Catequese renovada, correspondendo ao anúncio, ao acompanhamento na fé e nas obras cristãs. O processo inicial e permanente deveria superar práticas defasadas, sobretudo as que não levam à conversão e ao compromisso cristão. Para se concretizar a Catequese renovada, pressupõe-se qualificar catequistas e lideranças cristãs.

A Catequese renovada deve apresentar com clareza a Doutrina da Fé, o sentido da Liturgia e dos valores morais cristãos, conforme o que Jesus Cristo quer que a sua Igreja ensine, aprenda e viva (Mt. 28, 18 -20). Torna-se indispensável conhecer o Itinerário e adaptá-lo com textos da Palavra de Deus, encontras nas celebrações litúrgicas e no Catecismo da Igreja Católica, integrando fé e vida. Há muitos subsídios catequéticos editados. Entretanto, é indispensável elaborar materiais e dinâmicas, adaptando-os às circunstancias e condições vividas nas nossas diversas realidades.

O Itinerário referencial apresenta roteiros temáticos, tempos hábeis de percurso, e celebrações a serem adaptadas. O primeiro tempo, o pré-Catecumenato, refere-se ao encontro pessoal com Jesus Cristo, preparando o anúncio da fé, o querigma. Este requisito é fundamental no processo de conversão e compromisso cristão. É o tempo de divulgação e esclarecimento dos objetivos, critérios e meios da Iniciação à Vida Cristã, nucleação do público alvo, convidando lideranças e pessoas disponíveis.

Os eixos temáticos correspondem aos princípios e fundamentos do querigma cristão. A partir e dos três primeiros capítulos do Evangelho de Marcos, Jesus revela sua vida e missão salvadora, praticando “exorcismos de cura e de libertação”. O sentido dos exorcismos é a superação dos falsos ídolos e das expectativas equivocadas a seu respeito. A parir do batismo, Jesus Cristo chama discípulos que o seguirão o caminho da conversão e do compromisso com seu reino. Cumpridor da promessa da Aliança, Jesus Palavra Encarnada anuncia o Evangelho da salvação. Os discípulos percorrerão esse itinerário. Eles passarão pelas crises, enfrentarão dúvidas, experimentarão a ignorância e a fraqueza, viverão contradições, superadas ao seu tempo na cruz e ressurreição.

Sinaliza-se a “celebração da entrada para o tempo da catequese”, aprofundada na comunidade cristã com a entrega da Cruz e com a proclamação da Palavra. Em Lc. 24, 13-48 encontramos a síntese do itinerário pascal, a ser percorrido como caminho de conversão e compromisso cristão. Jesus Cristo, Sacramento de salvação, nos leva à comunhão com o Pai, no Espírito, pela Igreja. O Mistério de Cristo celebrado na Liturgia será vivido nos relacionamentos dos cristãos na família e na sociedade. Seguir-se-ão outros artigos com roteiros bíblicos e catequéticos.