Itinerário de Iniciação Cristã e o Processo Catequético (I) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Itinerário de Iniciação Cristã e o Processo Catequético (I)

O “Itinerário Catequético, Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal”, (Ed. CNBB, 2014) é um subsidio catequético, visando a formação cristã, inicial e permanente, a perseverança e o acompanhamento na fé. O Itinerário integra as dimensões essenciais da vida e da missão da Igreja: a) a Palavra de Deus, a fé revelada; b) a Liturgia, a fé celebrada nos Sacramentos; c) a Caridade, a fé vivida nas atitudes e no comportamento ético e moral cristão. O esquema referencial do Itinerário contempla as diferentes situações de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O esquema estrutural do Itinerário deve ser adaptado e complementado com textos bíblicos, explanações catequéticas adequadas, celebrações litúrgicas, ilustração de exemplos concretos dos valores éticos e morais que orientem o comportamento cristão nos diversos relacionamentos humanos, familiares, eclesiais, profissionais e sociais. O Itinerário referencial deve ser adaptado de forma sistemática e pedagógica pelo pároco e por suas equipes, de acordo com as realidades e possibilidades.

O objetivo maior é criar condições para uma autentica formação cristã, não apenas como preparação imediata para a recepção de um sacramento separado dos demais sacramentos da fé. A organização e a metodologia da Iniciação à Vida Cristã visam concretizar a Catequese renovada, correspondendo ao anúncio, ao acompanhamento na fé e nas obras cristãs. O processo inicial e permanente deveria superar práticas defasadas, sobretudo as que não levam à conversão e ao compromisso cristão. Para se concretizar a Catequese renovada, pressupõe-se qualificar catequistas e lideranças cristãs.

A Catequese renovada deve apresentar com clareza a Doutrina da Fé, o sentido da Liturgia e dos valores morais cristãos, conforme o que Jesus Cristo quer que a sua Igreja ensine, aprenda e viva (Mt. 28, 18 -20). Torna-se indispensável conhecer o Itinerário e adaptá-lo com textos da Palavra de Deus, encontras nas celebrações litúrgicas e no Catecismo da Igreja Católica, integrando fé e vida. Há muitos subsídios catequéticos editados. Entretanto, é indispensável elaborar materiais e dinâmicas, adaptando-os às circunstancias e condições vividas nas nossas diversas realidades.

O Itinerário referencial apresenta roteiros temáticos, tempos hábeis de percurso, e celebrações a serem adaptadas. O primeiro tempo, o pré-Catecumenato, refere-se ao encontro pessoal com Jesus Cristo, preparando o anúncio da fé, o querigma. Este requisito é fundamental no processo de conversão e compromisso cristão. É o tempo de divulgação e esclarecimento dos objetivos, critérios e meios da Iniciação à Vida Cristã, nucleação do público alvo, convidando lideranças e pessoas disponíveis.

Os eixos temáticos correspondem aos princípios e fundamentos do querigma cristão. A partir e dos três primeiros capítulos do Evangelho de Marcos, Jesus revela sua vida e missão salvadora, praticando “exorcismos de cura e de libertação”. O sentido dos exorcismos é a superação dos falsos ídolos e das expectativas equivocadas a seu respeito. A parir do batismo, Jesus Cristo chama discípulos que o seguirão o caminho da conversão e do compromisso com seu reino. Cumpridor da promessa da Aliança, Jesus Palavra Encarnada anuncia o Evangelho da salvação. Os discípulos percorrerão esse itinerário. Eles passarão pelas crises, enfrentarão dúvidas, experimentarão a ignorância e a fraqueza, viverão contradições, superadas ao seu tempo na cruz e ressurreição.

Sinaliza-se a “celebração da entrada para o tempo da catequese”, aprofundada na comunidade cristã com a entrega da Cruz e com a proclamação da Palavra. Em Lc. 24, 13-48 encontramos a síntese do itinerário pascal, a ser percorrido como caminho de conversão e compromisso cristão. Jesus Cristo, Sacramento de salvação, nos leva à comunhão com o Pai, no Espírito, pela Igreja. O Mistério de Cristo celebrado na Liturgia será vivido nos relacionamentos dos cristãos na família e na sociedade. Seguir-se-ão outros artigos com roteiros bíblicos e catequéticos.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28

Cinco religiosas representarão a UISG na Primeira Sessão do Sínodo