
Leão XIV acrescentou a religiosa, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, entre os membros do órgão que decide, caso a caso, quais atos de natureza econômica devem ser mantidos em sigilo
Vatican News
A Comissão de Assuntos Reservados ganha um novo membro. O Papa nomeou como membro do órgão a irmã Raffaella Petrini, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. A informação foi divulgada em um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A Comissão de Assuntos Reservados foi criada em 2020, tendo como presidente o cardeal Kevin Farrell. Trata-se de um órgão que decide aplicar o segredo pontifício em questões de natureza jurídica, econômica ou financeira; zela pela transparência e controla os procedimentos de adjudicação de contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, além de supervisionar os contratos da Santa Sé.
A irmã Raffaella Petrini pertence às Irmãs Franciscanas da Eucaristia, nasceu em Roma em 15 de janeiro de 1969, é licenciada em Ciências Políticas pela Libera Università Internazionale degli Studi Guido Carli e doutora pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Desde 2022, ocupou o cargo de secretária-geral do Governatorato e, em 15 de fevereiro passado, foi nomeada pelo Papa Francisco presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, bem como presidente do Governatorato, com início do mandato em 1º de março de 2025.