Por Caminho Neocatecumenal no Brasil.

Todos se reuniram logo cedo no ginásio para rezar as Laudes (oração matutina da Igreja) que foi presidida por Dom Ângelo Pignoli, Bispo da Diocese de Quixadá (CE). Às 14 horas começou o Encontro Vocacional com a apresentação de todos os presentes, inclusive dos jovens e suas respectivas cidades. Em seguida, teve início a Celebração da Palavra, onde o Pe. José Folqué (da Equipe Responsável pelo Caminho no Brasil junto com Raul Viana e Pilar de la Plaza) exortou os jovens com o anúncio do «Kerigma» baseado na 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios. A partir da leitura, convidou todos à conversão e reconciliação com Deus e a aproveitar o tempo favorável de misericórdia.

Ao final do encontro foi feito o chamado vocacional para colher os frutos gerados pela pregação da Palavra e, em resposta ao chamado de Cristo, 45 rapazes se levantaram dispostos à vida sacerdotal e 40 moças para a vida religiosa em conventos de clausura.
O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de iniciação cristã que está presente no estado do Ceará há 17 anos. Nas 33 comunidades, espalhadas por 15 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza e da Diocese de Sobral, são muitos os testemunhos de pessoas de várias idades e condições que redescobriram a fé cristã católica, o engajamento na Igreja, a reconstrução da família e que têm se colocado à serviço da Nova Evangelização para anunciar o Evangelho em regiões descristianizadas por todo o mundo.
No Brasil, existem 1800 comunidades neocatecumenais espalhadas por 450 paróquias, em 90 dioceses. A vida cristã vivida em pequenas comunidades nas paróquias tem produzido numerosos frutos para o bem de toda a Igreja, dentre eles os Seminários Missionários «Redemptoris Mater» para a formação de sacerdotes missionários, dispostos a partir em missão para qualquer parte do mundo. Atualmente, existem no Brasil quatro desses seminários nas Arquidioceses de São Paulo, Brasília, Belém do Pará e Rio de Janeiro.
Imagens Ricardo Rios.