Formadores dos Seminários Arquidiocesanos participam de curso promovido pelas POM e CCM

Pe. Rafhael Silva Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider, Pe. Francisco Macerlândio Teixeira Gomes, Diretor Espiritual do Seminário Arquidiocesano São José – de Filosofia e Pe. Antônio Almir Magalhães de Oliveira, Diretor Geral da FCF – Faculdade Católica de Fortaleza e Reitor do Seminário Arquidiocesano São José – de Teologia participam da Semana de Formação Missionária para Formadores de Seminário.

A Semana de Formação Missionária é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e acontece entre os dias 23 e 27 de maio.  O objetivo da Semana, de acordo com o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, responde à Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Missionário Mundial que pede atenção à dimensão missionária da Igreja.

“A atenção e cooperação na obra evangelizadora da Igreja no mundo não podem ser limitadas a alguns momentos ou ocasiões particulares, e nem devem ser consideradas como uma das tantas atividades pastorais: a dimensão missionária da Igreja é essencial e, portanto deve estar sempre presente”, frisa um trecho da mensagem do papa.

Padre Sávio lembra também que a idéia da realização da Semana Missionária para Formadores de Seminário surgiu a partir dos anseios do 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em julho de 2010. “Os seminaristas observaram durante aquele Congresso a necessidade dos formadores também ouvirem sobre a formação missionária. Foi mais um apoio para realizarmos esta formação”, lembrou o secretário.

A programação desse curso prevê: no primeiro dia (24), “A dimensão Missionária no atual contexto da formação presbiteral”, com o Pe. Estêvão Raschietti,sx; no segundo dia (25), “O Kairós da formação nos Seminários em vista da missão”, com o Pe. Gervásio Queiroga; no terceiro dia (26), “O Organograma Missionário de Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões”, com a equipe das POM.

PROGRAMA 2011 DO CCM