Festa de São Francisco das Chagas de Canindé: celebração do sagrado, esperança de dias melhores - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Festa de São Francisco das Chagas de Canindé: celebração do sagrado, esperança de dias melhores

Foto: Santuário de Canindé

Encravado no Sertão Central do Estado do Ceará, na cidade de Canindé, o Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas é um local considerado sagrado pelas pessoas que o visitam e por seus habitantes. Trata-se de um lugar para onde os católicos, especialmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil, dirigem-se para praticar as devoções ao seu padroeiro.

No período da festa de São Francisco, ocasião que reúne um número expressivo de devotos na cidade, o santuário se embeleza com a mestiçagem do povo brasileiro reunido para celebrar/festejar o sagrado: todos irmanados em busca de dias melhores, movidos pela esperança de que o santo canindeense alivia os sofrimentos do corpo e da alma, conforme vemos nos ex-votos que são deixados pelos romeiros na Casa dos Milagres.

Canindé se torna palco do que podemos chamar de ‘espetacularização da fé’, pois as manifestações do povo para homenagear o santo, em sua maioria, pessoas simples, encantam todos os espectadores, confirmando-se a tese de Émille Durkheim de que a religião não perderia seu papel ao longo tempo, pelo contrário, ela se transformaria em cada época. Nessa reunião social, São Francisco é homenageado pelo clero, representantes da igreja oficial, e por seus devotos, com suas práticas de religiosidade católica popular.

Um aspecto interessante das festas religiosas nordestinas, sob a lente dos pesquisadores em Ciências Humanas e Sociais, por exemplo, prof. Dr. Clerton Martins, é que nelas ocorrem romarias. Em Canindé, a festa de São Francisco se torna um imenso evento por esse motivo. São os romeiros que expressam como esse santo é o amparo em suas vidas quando estão enfrentando momentos difíceis: basta entrarmos na Casa dos Milagres e contemplarmos os ex-votos que eles oferecem ao santo. Cada um desses objetos traz consigo uma história marcada pelos augúrios das dores do corpo e da alma, da falta de moradia, de trabalho e renda. Promessas são feitas e pagas. Vínculos de afetos são consolidados entre o santo e seus devotos. Graças são alcançadas por intermédio da fé.

Quando vemos os ex-votos e os romeiros clamarem: “meu São Francisco, não me desampare”, compreendemos a importância do santuário canindeense para o povo brasileiro. É o local onde se obtém refúgio para a caminhada e onde o devoto pode conversar com o santo e relatar suas dificuldades. Cada promessa, aqui considerada uma dívida simbólica, conforme conceituação elaborada pela Profª. Dra. Leônia Teixeira e sua equipe, é paga no santuário com entrega do que foi prometido ao santo.

Finalmente, a festa de Canindé reúne o povo que, na coletividade, homenageia/cultua o sagrado de cada um que se torna o sagrado de todos. As emoções se aquecem, os sentimentos se afloram, a vida pulsa mais forte nesse tempo-espaço sagrado, tanto para aqueles que vão pedir graças, quanto para os que vão pagar suas promessas ou somente participar da festa.

Desse modo, o santuário de Canindé propicia o encontro do devoto com o santo, com si mesmo e com os outros: é o sagrado vivido sob o sol do sertão; nas lágrimas que banham as faces do sofrimento; nas velas que crepitam ao se consumirem as chamas da esperança; na impressão das dores do corpo e da alma esculpidas nos ex-votos; e, na alegria de, mais uma vez, festejar São Francisco, celebrar as conquistas e aguardar a próxima festa.

Carlos Ming-Wau
Psicólogo. Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza com bolsa da FUNCAP.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja

Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza festejam novenário em honra a São Francisco