Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Expressões laicais se encontram no Congresso Nacional para Novas Comunidades, em Cachoeira Paulista (SP)

Acontece na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), neste fim de semana, de 4 a 6 de novembro de 2022, o Congresso Nacional para Novas Comunidades. Na programação para esses três dias, haverá palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de oração, no Rincão do Meu Senhor. As missas serão celebradas no Santuário do Pai das Misericórdias.

O encontro deste ano, com o tema: “É preciso renovar a mesma novidade – Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5), terá a participação de Kátia Roldi Zavaris, coordenadora Nacional do CHARIS – Serviço da Renovação Carismática Católica (RCC), organização que articula as novas comunidades. Também participam, além de fundadores de diversas comunidades, representantes da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo de Campos dos Goytacazes (RJ), dom Roberto Ferreria Paz, participa do encontro na condição de bispo referencial para as Novas Comunidades e o bispo de Paranavaí (PR), dom Mário Spaki, na condição de bispo referencial para o CHARIS. O padre Wagner Ferreira, vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, preside a missa de abertura, na sexta-feira (04), às 20h, e a missa de encerramento, no domingo (06), às 15h.

Sobre as Novas Comunidades

No decurso dos séculos, o Espírito sempre suscitou, na Igreja, realidades novas que servem como uma resposta aos desafios da Igreja no seu tempo. Na modernidade, os ares do Concílio Vaticano II (1962-1965) favoreceram o surgimento de “novas formas de vida evangélica”, dentre elas, os Movimentos Eclesiais e as Comunidades Novas, ou podemos chamá-las de Novas Comunidades.

Na década de 1970, as Novas Comunidades começaram a surgir na França e nos EUA, tornando-se um fenômeno mundial. No Brasil, as primeiras Comunidades surgiram na década de 80. Já, na década de 90, viu-se o surgimento de inúmeras Novas Comunidades, as quais, hoje, superam o número de 500 no Brasil.

O Concílio do Vaticano II pedia uma Igreja inserida no mundo, capaz de atraí-lo para Cristo e dar respostas aos desafios de seu tempo. Papa João Paulo II, na memorável Vigília de Pentecostes, de 1998, chamou os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades de “providencial resposta do Espírito”. Isso porque, por meio das Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais, leigos que se consagram a Deus, a partir de um carisma e sob o dom e a radicalidade dele, vivem o seu batismo de forma autêntica num mundo dilacerado pelo secularismo.

Conheça a programação (aqui).

Serviço:
Evento: Congresso Nacional para Novas Comunidades – Tema: “É preciso renovar a mesma novidade – Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5).
Data: 04 a 06 de novembro de 2022
Local: Canção Nova
Endereço: Av. João Paulo II, s/n, Alto Bela Vista, Cachoeira Paulista (SP)
Entrada: Gratuita

O encontro é gratuito e não há limite de idade para participar. Você pode se hospedar na Pousada Sérgio Abib ou no Camping Canção Nova.

FONTE: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais