Estudantes guineenses terão vistos renovados

No último dia 26 de outubro de 2012, representantes dos estudantes da República da Guiné-Bissau, a coordenação da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza e representante do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito, estiveram reunidos em audiência com a Procuradora da República, Drª Nilce Cunha, no Ministério Público Federal (MPF-CE), em Fortaleza, CE, para tratar sobre a renovação dos vistos dos alunos guineenses, atraídos ao Brasil pela oportunidade de investir na qualificação e na formação profissional.

Na reunião, os estudantes guineenses puderam esclarecer alguns pontos em relação à decisão do Ministério da Justiça sobre a prorrogação da estada no Brasil por meio da renovação dos 200 vistos dos estudantes de Guiné-Bissau, matriculados nas instituições particulares de ensino Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene-Fortaleza), Faculdade Terra Nordeste (Fatene-Caucaia) e Faculdade de Tecnologia Evolução (Fecet-Fortaleza).

Os estudantes agradeceram o trabalho do Ministério Público Federal e o compromisso da procuradora regional dos direitos do cidadão, Dra. Nilce Cunha Rodrigues, pela conquista em garantir aos estudantes guineenses a oportunidade de estudar, e com isso, retornar à Guiné-Bissau com uma qualificação profissional.

O Brasil decidiu renovar os vistos de cerca de 200 estudantes da Guiné-Bissau que se encontram em situação irregular por não conseguir renovar o direito de permanência no país. Inadimplentes, eles não obtiveram a liberação dos documentos escolares necessários ao processo de concessão das autorizações e corriam o risco de deportação.

De acordo com a Dra. Nilce Cunha, o Ministério da Justiça entendeu que não “há obstáculos para a renovação dos vistos dos alunos guineenses, atraídos ao Brasil pela oportunidade de investir na qualificação e na formação profissional.”

No sábado à tarde, na paróquia Nossa Senhora das Dores, bairro Otávio Bonfim, houve o repasse das informações e orientações aos cerca de quarenta jovens guineenses. Conforme orientações da Dra. Nilce Cunha, os estudantes das faculdades Fatene e Evolução deverão se apresentar junto à Polícia Federal a partir de segunda-feira, dia 29 de outubro, para dar entrada ao pedido de prorrogação do visto de estudante. Para isso, faz-se necessária a documentação exigida nos casos de renovação de vistos.

Os Estudantes de Guiné Bissau em Fortaleza tem o apoio da Pastoral dos Migrantes e do Núcleo dos Estudantes Internacionais – articulação entre os Setores Mobilidade Humana e Universidades da CNBB.

Informações com Ir. Ir. Eléia Scariot, mscs, (85) 9959.7747 ou Francisco Vladimir (85) 9969.7804.