Equipe de Animação das Campanhas promove primeiro ciclo de lives sobre a Campanha da Fraternidade 2023 - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Equipe de Animação das Campanhas promove primeiro ciclo de lives sobre a Campanha da Fraternidade 2023

A Equipe de Animação das Campanhas com o intuito de refletir sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2023, promoverá o primeiro ciclo de estudos com duas LIVES, nos dias 14 e 21 de junho, das 19h30 às 21h, com transmissão pelo Youtube da Arquidiocese de Fortaleza.

Em nossa Igreja Arquidiocesana a Equipe de Campanhas tem procurado despertar a sociedade para um olhar mais amplo, detendo-se na realidade dura e cruel que passa o povo pobre, indo além da idéia de campanha com seu gesto concreto, atenta ao grande desafio de mudar a realidade, contribuir na superação e promover a dignidade humana ajudando o irmão, a irmã, a ter direito à alimentação que gera vida e vida plena como anunciou o Deus da VIDA.

“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), um mandato dirigido por Jesus Cristo aos seus discípulos há mais de dois mil anos, demonstra a sensibilidade e a compaixão que ELE tinha por aquele povo pobre e faminto que O seguia e procurava obter cura e auxílio para suas necessidades.

Esse povo faminto vem peregrinando e se avoluma em todo mundo, conseqüência da acumulação dos bens nas mãos de poucos, os insensíveis à miséria humana. É muito triste para qualquer ser humano ver seu próximo padecer ou morrer de fome, quando se sabe da produção farta de alimentos de toda natureza, sempre pronta para exportação e nada ou quase nada ficando no país produtor a não ser o refugo que não vende, ou seja não gera a riqueza que a ganância espera e deseja.

No Brasil, a situação da insegurança alimentar se agravou muito nos últimos anos, levando o país a aparecer novamente no mapa da fome, segundo o Relatório da ONU. Conforme as estatísticas são 33 milhões de brasileiros que não sabem se terão comida na mesa todo dia, muitas vezes, uma família inteira, passa fome e tem que escolher quem recebe o pouco que encontra, no caso são as crianças que mais precisam.

 Como pode um ser humano, um cristão aceitar tamanha crueldade, em seu meio, prejudicando seus irmãos e irmãs, que foram criados à imagem e semelhança de Deus, com direitos iguais, dignidade de filhos e filhas do Criador, viverem de forma tão degradante, a ponto de perderem a vida por falta de alimento?

Esta é a razão de valorizarmos a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – que, pela terceira vez, alerta o povo brasileiro para esta miséria humana que é a Fome. Ao lançar a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e Fome”, a ilumina com a mensagem que abre este texto mostrando que Cristo em seu peregrinar já percebia a desigualdade, a exclusão e procurava sempre preferir os pobres, que nas periferias de Sua terra vivia abandonado.

Por esse desejo de continuar sensibilizando a sociedade, pois “a fome tem pressa” e a alimentação não pode ser interrompida, é que a Equipe Arquidiocesana de Animação de Campanhas realiza ciclos de estudo e aprofundamento, com o objetivo de dar continuidade às reflexões sobre o tema em questão e buscar ações pessoais, coletivas ou sócio políticas que possam contribuir na superação deste mal provocado pelo descaso, pela exclusão e pela insensibilidade daqueles que tem  mesa farta.

Esperamos que as mensagens sejam acolhidas e gerem diálogos construtivos nos grupos, nas famílias, nas organizações e produzam frutos para o bem de todos!

Maria Elenise Mesquita
Coordenadora da Equipe de Animação das Campanhas

Baixe o card:

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28

Cinco religiosas representarão a UISG na Primeira Sessão do Sínodo