Equipe de Animação das Campanhas promove primeiro ciclo de lives sobre a Campanha da Fraternidade 2023

A Equipe de Animação das Campanhas com o intuito de refletir sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2023, promoverá o primeiro ciclo de estudos com duas LIVES, nos dias 14 e 21 de junho, das 19h30 às 21h, com transmissão pelo Youtube da Arquidiocese de Fortaleza.

Em nossa Igreja Arquidiocesana a Equipe de Campanhas tem procurado despertar a sociedade para um olhar mais amplo, detendo-se na realidade dura e cruel que passa o povo pobre, indo além da idéia de campanha com seu gesto concreto, atenta ao grande desafio de mudar a realidade, contribuir na superação e promover a dignidade humana ajudando o irmão, a irmã, a ter direito à alimentação que gera vida e vida plena como anunciou o Deus da VIDA.

“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), um mandato dirigido por Jesus Cristo aos seus discípulos há mais de dois mil anos, demonstra a sensibilidade e a compaixão que ELE tinha por aquele povo pobre e faminto que O seguia e procurava obter cura e auxílio para suas necessidades.

Esse povo faminto vem peregrinando e se avoluma em todo mundo, conseqüência da acumulação dos bens nas mãos de poucos, os insensíveis à miséria humana. É muito triste para qualquer ser humano ver seu próximo padecer ou morrer de fome, quando se sabe da produção farta de alimentos de toda natureza, sempre pronta para exportação e nada ou quase nada ficando no país produtor a não ser o refugo que não vende, ou seja não gera a riqueza que a ganância espera e deseja.

No Brasil, a situação da insegurança alimentar se agravou muito nos últimos anos, levando o país a aparecer novamente no mapa da fome, segundo o Relatório da ONU. Conforme as estatísticas são 33 milhões de brasileiros que não sabem se terão comida na mesa todo dia, muitas vezes, uma família inteira, passa fome e tem que escolher quem recebe o pouco que encontra, no caso são as crianças que mais precisam.

Como pode um ser humano, um cristão aceitar tamanha crueldade, em seu meio, prejudicando seus irmãos e irmãs, que foram criados à imagem e semelhança de Deus, com direitos iguais, dignidade de filhos e filhas do Criador, viverem de forma tão degradante, a ponto de perderem a vida por falta de alimento?

Esta é a razão de valorizarmos a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – que, pela terceira vez, alerta o povo brasileiro para esta miséria humana que é a Fome. Ao lançar a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e Fome”, a ilumina com a mensagem que abre este texto mostrando que Cristo em seu peregrinar já percebia a desigualdade, a exclusão e procurava sempre preferir os pobres, que nas periferias de Sua terra vivia abandonado.

Por esse desejo de continuar sensibilizando a sociedade, pois “a fome tem pressa” e a alimentação não pode ser interrompida, é que a Equipe Arquidiocesana de Animação de Campanhas realiza ciclos de estudo e aprofundamento, com o objetivo de dar continuidade às reflexões sobre o tema em questão e buscar ações pessoais, coletivas ou sócio políticas que possam contribuir na superação deste mal provocado pelo descaso, pela exclusão e pela insensibilidade daqueles que tem  mesa farta.

Esperamos que as mensagens sejam acolhidas e gerem diálogos construtivos nos grupos, nas famílias, nas organizações e produzam frutos para o bem de todos!

Maria Elenise Mesquita
Coordenadora da Equipe de Animação das Campanhas