Equipe de Animação do Sínodo 2023 pensa ações para motivar o processo de escuta nas Igrejas Particulares do Brasil - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Equipe de Animação do Sínodo 2023 pensa ações para motivar o processo de escuta nas Igrejas Particulares do Brasil

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil se reuniu na manhã desta segunda-feira, 14, com o objetivo de refletir e encaminhar a seguinte pauta: como cada membro da equipe tem vivido a experiência do Sínodo a partir de seu local de atuação, partilha de materiais que estão sendo usados pelas dioceses na fase da escuta das Igrejas Particulares, levantamento de sugestões sobre o Encontro Continental a serem enviadas para a Secretaria do Sínodo, no Vaticano, e a necessidade de adaptar o hotsite do evento na página da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) incluindo interpretações de materiais na linguagem de Libras. O grupo também refez o cronograma de trabalho em 2022.

Coordenada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a reunião buscou, num primeiro momento, fazer uma análise de como está o processo de escuta nas Igrejas Particulares.  O assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, padre Júlio César Resende, destacou a grande repercussão do processo do Sínodo na mídia, escrita e telivisiva, com ênfase para o trabalho que têm feito as TVs Aparecida e Pai Eterno, com inserções semanais da temática.

A leiga, doutoranda em Estudos Literários pela UFJF e membro da Comissão Bíblico Catequética da CNBB, Mariana Venâncio, afirmou ter percebido uma fase inicial de muita empolgação em 2021, com o lançamento do processo e o início da fase da escuta nas dioceses, e um certo esfriamento em razão do fim do ano. Ponto com o qual a  maioria dos membros da equipe concordaram. Ela apontou também para a necessidade de animar as dioceses a, de fato, realizarem um processo sinodal de escuta com a realização de momentos de conversa, diálogos e processos mais participativos.

O secretários executivos do regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, destacou o processo criativo que cada Igreja Particular tem encontrando para realizar o processo de escuta, com a produção de questionários para diferentes públicos e com diferentes estratégias para garantir que a escuta.

Encontros macrorregionais

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil redefiniu o cronograma de trabalho de 2022, com a previsão de realização de uma rodada de encontro macrorregionais (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Leste) com os representantes das comissões diocesanas para troca de experiências e partilhas sobre o processo e também definiu linhas gerais que vão orientar o processo de síntese do relatório que será encaminhado à etapa continental.

A grande  motivação da equipe de animação do Sínodo 2023 no Brasil neste ano, segundo o secretário-geral da CNBB, é prestar um serviço de animação às dioceses para que, de fato, o processo de escuta seja balizado pela metodologia sinodal da participação mais ampla possível dos sujeitos que integram a Igreja no Brasil e não se resuma apenas às respostas aos questionários propostos pela Secretaria Geral do Sínodo. A próxima reunião do grupo foi marcada para o dia 21 de fevereiro, às 9h.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Festa de São Francisco de Assis em Cascavel: um festejo guardado na memória e no coração dos cascavelenses.

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28