O arcebispo de Fortaleza e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Gregório Paixão, OSB, participou nesta quinta-feira, 28 de agosto, do Seminário Nacional “Patrimônio Cultural Católico no Brasil: Desafios e Alternativas de Financiamento”, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Durante a programação da manhã, Dom Gregório proferiu a palestra intitulada “O papel do IPHAN e da CNBB na defesa do patrimônio cultural da Igreja Católica no Brasil”. Em sua exposição, destacou a importância da cooperação entre a Igreja e os órgãos de preservação do patrimônio, como o IPHAN, enfatizando que a proteção dos bens culturais da Igreja não se limita à conservação de estruturas físicas, mas envolve também a preservação da fé, da memória e da identidade do povo brasileiro.
O arcebispo reafirmou o compromisso da CNBB com a proteção e valorização do patrimônio cultural católico, defendendo iniciativas que unam responsabilidade institucional e criatividade na busca por alternativas de financiamento e manutenção desses bens.
Dom Gregório também ressaltou que a preservação do patrimônio deve estar alicerçada em dois princípios fundamentais: a beleza, que significa “casa onde Deus brilha”, e a elegância, que, segundo ele, remete a “revestir-se com a veste de Deus” — ambas expressões com origem no hebraico. Ao longo de seus 2.000 anos de história, afirmou o arcebispo, a Igreja tem expressado esses valores como forma concreta de amor a Deus.
O seminário reuniu especialistas, representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de membros da Igreja, com o objetivo de promover o diálogo e a construção conjunta de soluções para a preservação do vasto e significativo acervo cultural da Igreja Católica no Brasil.
Assista o evento na íntegra: