DNJ é celebrado na Região Nossa Senhora dos Prazeres com participação de mais de 1200 jovens

Caucaia, 30 / 10 / 2017. Celebrou-se em todo Brasil, ontem dia 29 de outubro, o Dia Nacional de Juventude (DNJ). Como se sabe, o DNJ é uma atividade de massa, que reúne as diferentes expressões de juventude, em diferentes espaços, como Igreja, praças, escolas, ginásios de esportes, rua etc.

A temática abordada no DNJ 2017 está em sintonia com Campanha da Fraternidade 2017: Fraternidade e biomas brasileiros e defesa da vida. Neste sentido, a CNBB, através da Comissão Episcopal para Juventude, definiu como tema do DNJ: Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra e lema: Os humildes herdarão a terra (Sl 37,11).

Em Fortaleza, o DNJ foi celebrado em algumas das nove regiões episcopais que compõem a Arquidiocese. Na Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres, composta por quatorze paróquias e uma área pastoral, o DNJ foi celebrado nas dependências do Pequeno Cotolengo Dom Orione e contou com a presença do arcebispo metropolitano, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, que presidiu a celebração eucarística, e do Pe. Pablo Anselmo que, conduziu o momento formativo. Pe. Pablo é o assessor da Juventude do CNBB – Nordeste 1. O encontro teve ainda a presença do vigário episcopal, Pe. Antonio Alves de Lima, de alguns padres e diáconos que atuam na Região.

O objetivo do DNJ 2017 foi o de evangelizar a juventude, promovendo uma conscientização sobre a necessidade do cuidado para com o meio ambiente e a vida. A sua programação se iniciou com uma bonita caminhada até o Pequeno Cotolengo e durante o dia aconteceram workshops, shows e apresentações.

O DNJ foi articulado pelos referenciais da juventude e catequese na Região, respectivamente, Pe. Edson de Oliveira da Silva (PODP) e Pe. Wesley Sousa da Silva e por uma equipe de mais de 100 colaboradores das diversas paróquias que compõem a região. Esse evento, que foi desenvolvido durante quatro meses, contou com a presença de mais de 1200 jovens.

E São Luís Dom Orione, que abriu as portas da sua casa para acolher os jovens da Região Episcopal nos sintetiza, em forma de linha de ação pastoral, as imagens do DNJ: Para fazer o bem hoje, é necessário um ato de audácia. Jamais uma palavra sem conteúdo: jamais um pensamento sem alma e façam com que nenhuma alma juvenil fique sem Deus.

Ave Maria e Avante!