
A proposta é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O material traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.Para se preparar para o DNJ já está disponível para compra o material, o cartaz e o subsídio com 48 páginas e que contém três roteiros de encontros, um Ofício Divino da Juventude, além de dicas de como organizar e preparar os encontros com os grupos de jovens.
Esse ano, a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência” inspirou a criação do cartaz oficial que foi todo desenvolvido a partir dessa temática. A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz.
O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.
Fonte: CNBB